scorecardresearch ghost pixel



Vai pedir um consignado? Antes, veja ESTAS dicas do INSS para não ter prejuízo

Interessados podem fazer gestão do bloqueio ou desbloqueio desse tipo de crédito, para evitar fraudes e surpresas, diretamente no aplicativo "Meu INSS".



Popular entre aposentados, pensionistas e funcionários públicos, o empréstimo consignado costuma chamar atenção do público devido às taxas de juros que, geralmente, são mais baixas ao compará-las com outras modalidades de crédito. Isso, sem falar dos prazos de pagamento, que podem ser mais longos.

Leia mais: STF julga medida que pode tirar moradia de 13 milhões de famílias

Segundo as informações do Governo Federal, as parcelas são descontadas no benefício, de modo direto, algo que requer atenção. Por esse motivo, é importante que o interessado em contratar esse tipo de crédito entenda quais fatores, incluindo o intuito desse crédito e quanto do salário será destinado para a quitar a dívida, estão em jogo.

Uma forma de evitar surpresas com a categoria de crédito é optar pelo bloqueio, uma função que pode proteger os cidadãos de possíveis ações maliciosas. Essa gestão de bloqueio dispensa a necessidade de ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Veja como funciona a seguir!

Bloqueio e desbloqueio do consignado

Em publicação, o Governo Federal destacou que os créditos tratam-se de uma transação comercial privada, envolvendo apenas a instituição financeira e o cliente. Dessa forma, o INSS cuida somente do funcionamento dos descontos e pagamentos. Portanto, para usar o benefício para empréstimos, é preciso desbloquear a opção.

Esse bloqueio de 90 dias funciona como uma prevenção, contando a partir da data de concessão. Depois desse período, o interessado por pedir pela operação, tendo disponível duas formas para isso: aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Se o beneficiário detectar algum empréstimo que não foi realizado por ele, é importante realizar uma reclamação no seguinte site: https://www.consumidor.gov.br. Ele foi desenvolvido especificamente para solucionar esse tipo de problema. A orientação também é realizar um boletim de ocorrência, caso envolva a denúncia de golpe.

A gestão do bloqueio e desbloqueio do benefício para empréstimo consignado pode ser feito no app Meu INSS, por meio do botão “Novo Pedido”. Nessa etapa, basta digitar “bloquear” ou “desbloquear” e optar pelo serviço/benefício que aparece em lista. A partir daí, o próprio sistema orienta quais são os próximos passos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário