Embora exista a crença popular de que as plantas precisam de sol intenso para crescer e se desenvolver, essa condição não se aplica a todas. Afinal, há vegetais que conseguem crescer em ambientes de sombra ou meia-sombra.
Veja também: No ringue da energia: café x energético – quem sai vitorioso?
Nesse caso, a preferência ocorre devido à sensibilidade ao calor, aumentando o risco de desidratação. Portanto, ajudam a decorar ambientes internos e externos com pouca incidência de luz, incluindo apartamentos e escritórios.
Quais são as plantas que gostam de sombra?
Dracaena
Primeiramente, a dracaena é uma planta de origem africana, que tem folhas longas e estreitas, de cores variadas. Desse modo, ela pode atingir até 2 metros de altura e se adapta bem a ambientes que têm pouco sol. Sendo assim, requer um solo úmido, mas não encharcado, e deve ser regada uma ou duas vezes por semana.
Chamaedorea Elegans
Em seguida, a Chamaedorea elegans é uma palmeira nativa da América Central, de aparência verde e brilhante, em forma de leque. Dito isso, chega a 1 metro e necessita de regas regulares, porém, sem excesso, no modelo de irrigação.
Ficus Pumila
Quanto ao Ficus pumila, trata-se de uma trepadeira originária da China, e cada folha é verde-escura, pequena e oval. Visto que confere versatilidade, consegue cobrir paredes, grades ou vasos, e se adapta e precisa de bastante água. Logo, mantenha o substrato fértil e regue três vezes por semana.
Filodendros
O filodendro é um gênero tropical, que apresenta folhagens grandes e recortadas, de cores variadas. Por esse motivo, podem ser cultivados em vasos ou pendurados, e mostram notável resistência, exigindo poucas regas ao longo do mês.
Maranta Leuconeura
Por fim, a Maranta leuconeura é uma planta herbácea nativa do Brasil, que tem composições ovaladas e coloridas, com desenhos que lembram penas. Essa espécie mede 30 centímetros. Ao passo que o tamanho gera arranjos pequenos, é importante oferecer um solo bem drenado e regar quando a terra estiver seca.