scorecardresearch ghost pixel



Você sabia? Reserva de estacionamento para gestante contraria lei de trânsito

Vagas de estacionamento reservadas estão previstas na legislação federal, mas não beneficiam necessariamente as grávidas.



Na hora de estacionar o veículo, as gestantes sabem que podem contar com as vagas reservadas nos estacionamentos de shoppings, restaurantes, órgãos públicos e outros locais. Esse benefício também abrange os idosos e pessoas com deficiência, que podem parar o carro em locais de fácil acesso ao prédio desejado.

Leia mais: Proibidos! 5 itens que o vale-alimentação não compra e te deixam na vontade

Mas o que diz a lei de trânsito sobre a existência de vagas especiais para gestantes? A previsão de reserva existe em todo o país? Entenda mais sobre o assunto.

Vagas reservadas em estacionamento

Segundo Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a legislação federal não estabelece vagas reservadas para gestantes, lactantes, autistas e outros grupos.

“A Resolução 965/2022 prevê vagas específicas apenas para pessoas com deficiência que tenham comprometimento de mobilidade e pessoas idosas. Qualquer outra vaga criada pelos municípios contraria a legislação de trânsito e não é passível de fiscalização e punição pelo CTB”, explica o especialista.

As normas federais estabelecem apenas os estacionamentos reservados para motoristas ou passageiros idosos e pessoas com deficiência, que devem comprovar sua condição por meio de uma carteirinha. “Cada município deve expedir uma credencial para utilização dessas vagas. Ele tem padrão nacional e pode/deve ser utilizado em toda e qualquer vaga regulamentada no país que ostente sinalização específica, mesmo em shoppings e supermercado”, completa.

E as gestantes?

Mesmo sem previsão legal, os municípios costumam aprovar regras locais para criar esses espaços reservados às gestantes. Contudo, o descumprimento da regra não está sujeito à fiscalização pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“No caso de os shoppings cumprirem alguma lei local, no máximo, eles terão a obrigatoriedade de implantar a sinalização vertical e horizontal de trânsito. No entanto, nunca fiscalizar ou exigir qualquer coisa do condutor. Na melhor das hipóteses, a administração do shopping pode fazer algum tipo de campanha de conscientização no estabelecimento”, explica o advogado especialista em trânsito, Marcos Zanetti.

Penalidades previstas

A infração de trânsito por estacionar em vagas reservadas tem natureza gravíssima, com punição prevista de multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário