Um dos carros mais queridos pelos brasileiros teve a sua produção completamente encerrada, inclusive, que está fora do Brasil desde 2021. A Volkswagen anunciou que está encerrando a produção do VW Up! também no mercado europeu, onde ainda era comercializado. De acordo com as informações divulgadas pela Autocar, o carro já teria dado adeus à linha de produção da Eslováquia.
Leia mais: PERIGO! Volkswagen faz recall urgente para estes 5 modelos de carros
Em território europeu, o Up! era comercializado em algumas versões: uma com motor a combustão e outra 100% elétrica, o e-up! Com a decisão, a Volkswagen anunciou que os clientes que desejam comprar as últimas unidades fabricadas já devem procurar as concessionárias da marca.
O modelo foi produzido na Europa por 12 anos e foi altamente comercializado. O espaço ocupado pelo up! no mercado não ficará aberto, pois a empresa anunciou que o carro será substituído pelo elétrico VW I.D. 1, contudo ele chegará ao mercado europeu somente em 2026, sendo substituído pelo Polo até o momento de seu lançamento.
E no Brasil?
O Up! chegou ao Brasil para substituir o Fox, assim como foi feito na Europa, mas mesmo sendo o melhor carro de sua categoria, o modelo nunca conseguiu atingir o número de vendas desejado pela VW em território brasileiro. Por ter um valor mais elevado do que os seus concorrentes, o Fiat Mobi e Renault Kwid, o carro acabou assustando os consumidores.
Dessa forma, a gama de versões do Up! ofertadas foram diminuindo com o tempo, até que era possível encontrar somente a versão Xtreme 170 TSI em 2021. Além disso, uma nova medida referente à obrigatoriedade do cinto de três pontos para todos os ocupantes do veículo também atrapalharam as vendas do automóvel.
Como resposta à nova medida, a Volkswagen passou a homologar o Up! para apenas quatro ocupantes, o que mostrava a falta de interesse em investir no carro no Brasil. Por fim, após sair de linha por aqui, o modelo teve uma alta valorização no mercado de usados, visto o bom desempenho de seu motor 1,0 turbo de 105 cv e 16,8 kgfm de torque, além da sua alta autonomia.