Você já passou pela situação triste de tomar um banho completo, passar um bom perfume e, ao sair de casa, perceber que estava com mau um odor nas axilas? O odor corporal é algo sério e pode causar constrangimento. Pensando nisso, veja algumas formas de eliminar esse problema e entender qual a é a hora de procurar ajuda.
Leia mais: Use essa dica caseira para clarear de vez as axilas
O mau odor nas axilas pode ser uma combinação de fatores, como a presença de bactérias na pele e o excesso de transpiração. Isso faz com que o suor produza um cheiro forte e característico. A transpiração é natural, mas o cheiro forte é causado pelas bactérias que agem na região.
Cheiro ruim nas axilas
Fatores diversos, como alimentação, níveis hormonais, estresse e genética, podem influenciar a intensidade desse mau odor que surge nas axilas. O cheiro forte, popularmente conhecido como “cecê,” afeta a autoestima e pode causar desconforto e constrangimento em diversos momentos.
Isso pode prejudicar as interações sociais e os relacionamentos, inclusive, no ambiente de trabalho. Por isso, é sempre importante saber a hora certa de procurar ajuda médica. Antes disso, veja algumas dicas que podem começar a te ajudar agora mesmo!
Para eliminar esse mau odor nas axilas, aqui estão algumas sugestões:
- Lave bem a área para garantir a remoção completa de impurezas;
- Dê preferência para o uso de sabonete antibacteriano para reduzir o crescimento de microorganismos;
- Escolha produtos com ingredientes como sais, vinagre de maçã, carvão e aromas refrescantes, como lavanda, limão e camomila;
- Esfolie as axilas pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo de pelos e reduzir a sujeira.
Procure ajuda médica, se perceber que o odor persiste, mesmo após seguir as etapas acima. Isso pode ser um sinal de que algo requer atenção profissional, para evitar o mau cheiro e possíveis situações constrangedoras que afetam ou afetarão a sua autoestima.