A princípio, o Brasil tem um clima favorável à diversidade alimentar, com uma grande variedade de frutas. Desse modo, o clima favorece o cultivo de diferentes espécies, principalmente no norte e no nordeste, dedicados à fruticultura.
Veja também: 5 práticas proibidas na cozinha que colocam sua saúde em risco
Segundo o Taste Atlas, uma plataforma que cataloga os alimentos tradicionais do mundo, o Brasil tem sete frutas entre as 100 melhores do mundo. Nesse caso, saiba quais são os sabores que se popularizaram internacionalmente.
Estas frutas representam o Brasil no ranking mundial
- Camu Camu (46º lugar)
Em primeiro lugar, o camu camu é uma fruta típica da Amazônia, que se destaca pelo seu alto teor de vitamina C, superior ao da laranja e do limão. Sendo assim, tem um sabor azedo e levemente adocicado. Também reúne antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce ao ter ação anti-inflamatória.
- Pequi (37º Lugar)
O pequi nasce no cerrado brasileiro, e faz parte da cultura e da culinária de vários estados, especialmente de Goiás, Minas Gerais e Bahia. Dito isso, concentra um toque marcante e aromático, que lembra o queijo. Ao passo que fornece vitaminas A, C e E, além de minerais, fortalece o sistema imunológico.
- Maçã Cripps Pink (30º Lugar)
Já a maçã Cripps Pink é uma variedade de maçã desenvolvida na Austrália, mas que também é cultivada no Brasil. Em relação às maçãs, o cultivo é encontrado na região Sul. Devido à consistência crocante e uma polpa suculenta, costuma ser utilizada em sucos, tortas, bolos, geleias e demais sobremesas.
- Groselha do Cabo (11º Lugar)
A groselha do Cabo é uma fruta originária da África do Sul, mas que se adaptou bem ao clima brasileiro. Logo, apresenta um formato oval e uma casca lisa, que varia entre a cor verde, amarela, laranja ou vermelha. Esse fruto é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio e ferro.
- Açaí (7º Lugar)
Em segundo lugar do TOP 6 brasileiro, o açaí reflete a riqueza da região Norte do Brasil, extraído de uma palmeira chamada açaízeiro. Ou seja, produz uma polpa roxa e cremosa, que é consumida pura ou batida com água, leite ou suco. Visto que tem sido considerado um alimento completo, oferece energia e antioxidantes.
- Jabuticaba (2º Lugar)
Por último, a jabuticaba é 100% nacional e se destaca por ter uma casca preta e brilhante. Quanto ao interior, encontra-se um núcleo branco e suculento, que abrange poucas sementes. Portanto, durante o verão as jabuticabas ajudam as pessoas a se hidratarem no calor, ao repor nutrientes importantes.