scorecardresearch ghost pixel



5 práticas proibidas na cozinha que colocam sua saúde em risco

Existem hábitos que não são compatíveis com uma vida saudável, então descubra as práticas mais inadequadas quando se trata de cozinha doméstica.



Você provavelmente toma certos cuidados ao usar cozinha, mas há práticas que passam despercebidas e costumam ser prejudiciais à saúde. Nesse caso, usar determinados materiais e não adotar medidas higiênicas, gera problemas.

Veja também: Não falta emprego: as 10 áreas mais fáceis de conseguir trabalho

Além de tornar o ambiente menos aconchegante, devido ao mau cheiro, acúmulo de bactérias e demais condições, observa-se uma tendência à infecção. Sendo assim, não negligencie seu bem-estar e comece a identificar possíveis erros.

Não erre mais! Descubra práticas inaceitáveis em qualquer cozinha

  • Utilizar itens de madeira

Primeiramente, uma prática que deve ser eliminada na cozinha é utilizar itens de madeira, como tábuas, colheres, facas e rolos. Essa recomendação diz respeito à absorção de umidade que favorece a proliferação de microrganismos. Além disso, a madeira tende a se soltar gradualmente, prejudicando a limpeza dos utensílios.

  • Lavar proteína animal

Outra prática que leva à insegurança alimentar é limpar carne, frango, peixe e ovos em água corrente. Lembre-se que a lavagem não elimina as impurezas, mas apenas as espalha pela pia. Portanto, deixe que a temperatura do fogo mate os seres microscópicos ligados a quadros de intoxicação.

  • Manter laticínios fora da geladeira

Em terceiro lugar, esquecer os laticínios do lado de fora do refrigerador, incluindo leite, queijo, iogurte e manteiga, exige atenção. Conforme mencionado, ao ficarem expostos, ocorre a perda de propriedades importantes: sabor, aroma e textura. Por outro lado, também acelera o processo de decomposição.

  • Não higienizar ou trocar a esponja

É válido ressaltar que a esponja pode acumular restos de alimentos, gordura, umidade e bactérias, tornando-se uma fonte de vírus e bactérias. Ao passo que perde a eficiência de uso rapidamente, é necessário realizar a troca semanalmente.

  • Deixar a lixeira aberta

Por fim, o lixo é o lugar onde são descartados os resíduos orgânicos e inorgânicos. Logo, ao permanecer aberta por alguns minutos, surgem insetos, roedores e outros animais, que podem transmitir doenças e causar danos à cozinha. Desse modo, invista em um recipiente hermético e troque o saquinho todo dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário