scorecardresearch ghost pixel



Alcançar seus objetivos com raiva? Novo estudo explica como isso é possível

Contrariando a crença popular, pesquisa destaca a importância das emoções negativas no processo de conquista de metas.



Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Texas A&M University, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, sugere que a raiva pode ser uma poderosa motivação para alcançar objetivos desafiadores na vida. Contrariando a crença de que a felicidade é o estado ideal, a pesquisa destaca a importância das emoções negativas no processo de conquista de metas.

Leia também: Como ter paz na sua mente banindo estes 4 pensamentos super TÓXICOS

A autora principal do estudo, Heather Lench, professora do departamento de ciências psicológicas e do cérebro da Texas A&M University, explica que a teoria funcionalista da emoção defende que todas as emoções, sejam elas positivas ou negativas, são reações a eventos no ambiente e têm o propósito de alertar as pessoas sobre situações que requerem ação.

Cada emoção indica uma resposta diferente; a tristeza pode sugerir a necessidade de buscar ajuda ou apoio emocional, enquanto a raiva pode indicar a necessidade de enfrentar obstáculos.

Entenda o estudo

Para entender o papel da raiva na realização de grandes objetivos, os pesquisadores conduziram uma série de experimentos com mais de mil participantes e analisaram dados de questionários respondidos por mais de 1.400 entrevistados.

Em um dos experimentos, os voluntários foram expostos a imagens provocadoras de emoções, como raiva, e depois foram desafiados a resolver quebra-cabeças de palavras. Em outros experimentos, os participantes tinham que obter altas pontuações em videogames desafiadores.

Surpreendentemente, em todos os experimentos, a raiva demonstrou melhorar a capacidade das pessoas de atingir seus objetivos em comparação com um estado emocional neutro. Em alguns casos, a raiva levou a pontuações mais altas e tempos de resposta mais rápidos.

Além disso, os pesquisadores analisaram dados de questionários respondidos durante as eleições presidenciais dos EUA em 2016 e 2020. Os resultados indicaram que as pessoas que esperavam ficar zangadas se seu candidato não vencesse eram mais propensas a votar, mesmo em um sistema onde o voto não é obrigatório.

Os benefícios da raiva para alcançar objetivos parecem ser mais evidentes em desafios mais difíceis. Segundo o estudo, a raiva teve um impacto mais significativo em metas mais desafiadoras. No entanto, não pareceu estar associada ao sucesso em metas mais fáceis, como no experimento de salto de esqui em um videogame.

É importante frisar que, embora a raiva tenha se destacado como uma emoção motivadora, em alguns casos, emoções consideradas positivas, como diversão e desejo, também estavam relacionadas ao sucesso na realização de metas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário