As categorias do funcionalismo federal estão na expectativa quanto à possibilidade de reajuste em 2024, com críticas à demora por parte do governo federal para discutir medidas que viabilizem o aumento salarial e são consideradas de urgência para os servidores públicos.
Leia mais: Menos servidores federais e mais contratos CLT estão nos planos do governo
Tanto que as entidades representativas, que atendem cerca de 1,5 milhão de servidores, buscam a inclusão no Orçamento da União para recuperar as perdas inflacionárias acumuladas nos últimos seis anos. Mas, até agora, as negociações andam devagar e com muita tensão.
Aumento salarial dos servidores em 2024
Diante da falta de posicionamento e a demora por parte do governo, segundo as entidades que representam os servidores públicos, o aumento salarial continua rodeado de incertezas para o ano que vem.
As negociações envolvem diálogo e pressão para que o reajuste seja incluído no orçamento. O governo fez um reajuste linear de 9% para todos os servidores públicos federais, acompanhado de um aumento no auxílio-alimentação. No entanto, ainda não apresentou uma margem de correção salarial para 2024.
Diante das críticas das entidades representativas dos servidores públicos, o governo afirmou ter compromisso com o diálogo, mas ainda assim não apresentou uma margem de correção salarial para o próximo ano.
As categorias de servidores pedem uma negociação plurianual de recomposição, buscando que o governo pague, em parcelas nos próximos três anos, parte do que foi perdido para a inflação.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos destacou a criação de mesas específicas de negociação. Em nota, a pasta disse que foram criadas até o momento 21 mesas específicas para tratar das situações de cada área.
A ministra Esther Dweck conseguiu reservar R$ 1,5 bilhão no dinheiro que o governo tem para gastar, o Orçamento da União. Esse dinheiro seria suficiente para dar um aumento de 1% nos salários.
Além disso, se o governo arranjar mais dinheiro, pode dar um aumento maior. A ideia do governo é usar o valor extra que espera ganhar em 2024 para tratar de um aumento maior aos servidores. Apesar disso, ainda não foi informado pelo governo quanto será de aumento.