scorecardresearch ghost pixel



Assistência psicológica a gestantes e mães de recém-nascidos é aprovada pelo governo

Texto garante a grávidas e puérperas o direito à assistência psicológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que amplia o direito a assistência psicológica no Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes e puérperas. A lei foi aprovada pelo Senado Federal em outubro e entra em vigor em seis meses.

Leia mais: Reforma Tributária: saiba quais produtos e serviços terão imposto menor no Brasil

O texto modifica um trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente que estabelece que gestantes, parturientes e puérperas devem ser encaminhadas para atendimento psicológico dependendo de avaliação médica.

Outro parágrafo alterado passou a prever o desenvolvimento de atividades de educação, conscientização e esclarecimentos sobre saúde mental da mulher, durante a gravidez e o puerpério, em estabelecimentos públicos e privados de saúde.

Responsabilidade do poder público

A relatora da proposta no Senado, senadora Zenaide Maia (PSD-RN) comemorou a aprovação da proposta e citou a incidência de patologias como transtorno de estresse pós-traumático, depressão pós-parto e ansiedade durante e após a gestação.

“É fundamental [a lei] para as mulheres, especialmente as expostas a violência doméstica, baixo apoio social, complicações na gravidez e no parto, gravidez na adolescência e dificuldades financeiras”, escreveu nas redes sociais.

Segundo a senadora, aproximadamente 10% das gestantes e 13% das mulheres no pós-parto sofrem de algum desses problemas, sobretudo depressão.

“Nesse sentido, é fundamental a existência de ações de conscientização sobre a saúde mental na gestação e no pós-parto e da efetivação da assistência psicológica nesses momentos críticos para a saúde das mulheres e de seus bebês, especialmente para aquelas expostas a outros elementos complicadores, como violência doméstica, baixo apoio social, complicações na gravidez e no parto, gravidez na adolescência e dificuldades financeiras”, afirmou Zenaide Maia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário