scorecardresearch ghost pixel



Black Friday: se você vai antecipar as compras, saiba como evitar ciladas

Consumidor deve estar atento a golpes e fraudes comuns na época de promoções. Veja algumas dicas.



A Black Friday 2023 ocorre no dia 24 de novembro, mas muitas empresas já estão antecipando as promoções para ampliar o período de ofertas e atrair mais consumidores. O “esquenta” já está valendo em grandes varejistas como Amazon, Mercado Livre, Shein e Magazine Luiza.

Leia mais: Comprar ou não passagens aéreas na Black Friday? Descubra se vale a pena

Os produtos participantes costumam ser sinalizados com selos especiais indicando que os preços não vão baixar mais, garantindo que o cliente que aproveitou a oferta antecipadamente não fique no prejuízo. Com mais transparência, fica bem mais confortável comprar sabendo que garantiu o melhor preço.

Entretanto, muitos golpistas aproveitam a data para criar esquemas elaborados e aplicar golpes nos consumidores. Se você não quer ter prejuízo na Black Friday, confira as dicas do advogado e especialista em direitos do consumidor Mário Martins.

Dicas para evitar ciladas na Black Friday 2023

Planeje suas finanças

Às vezes é difícil segurar a empolgação com tantos descontos, mas é preciso se planejar para não acabar endividado. A recomendação é realizar um planejamento financeiro antes das compras para descobrir quanto pode gastar e quais são suas prioridades, garantindo que você vai conseguir honrar o compromisso.

“Depois da Black Friday chega a hora de pagar o IPTU, o IPVA, a matrícula escolar, o plano de saúde. E dessas contas não dá pra se livrar. Por isso, é importante se planejar para não complicar o orçamento”, lembra Carolina Vesentini, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

“Além disso, tente estabelecer um limite de gastos. Assim, saberá exatamente quanto da sua renda estará comprometida”, completa.

Compare preços

Use plataformas como Buscapé, Bondfaro, JáCotei, Promobit e Zoom como suas aliadas na hora de comprar. Esses sites possibilitam a comparação de preços para descobrir qual loja tem a oferta mais atrativa, além de exibirem gráficos que mostram quanto o produto custava antes do desconto.

Aposte em promoções-relâmpago

Muitas empresas promovem “promoções-relâmpago”, ou seja, ofertas repentinas válidas somente para aquele momento. Essas são oportunidades únicas para quem se planejou financeiramente, pesquisou preços antes e sabe exatamente o que quer comprar, mas é preciso ter cuidado para não se deixar levar pela emoção e acabar comprando algo que não precisa.

Consulte as formas de pagamento

Alguns descontos são válidos somente para pagamentos à vista ou no Pix, então é necessário ficar atento para não fechar uma compra que vai apertar seu bolso. Na hora de parcelar, confira sempre se a loja está oferecendo o mesmo preço à vista e se há juros.

Em compras presenciais, é ainda mais importante estar atento a golpes como o da maquininha, em que o vendedor altera o valor na hora de passar o cartão. Já se for pagar pelo Pix, verifique os dados da loja antes de confirmar a transação.

Cuidado com o site

Opte sempre por comprar em sites conhecidos para não acabar caindo em golpes. Antes da compra, pesquise a reputação da empresa em portais como Reclame Aqui e Proteste para descobrir o que outros clientes estão falando sobre ela.

“Via de regra, a tendência é que grandes marcas ou sites renomados tenham um maior índice de confiabilidade. Mesmo assim é importante certificar que o endereço é verdadeiro. Caso a compra seja realizada em um local menos conhecido, é recomendado fazer pesquisas para verificar o que clientes anteriores têm a dizer sobre as aquisições realizadas em tais estabelecimentos e em relação ao produto desejado”, pontua o advogado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário