Capital brasileira pode mudar de nome e motivo envolve assassinato

Plebiscito pode alterar para sempre o nome desta cidade.



A vida inteira você ouviu falar que a capital da Paraíba é João Pessoa. Mas há uma grande possibilidade de que você tenha que corrigir esta informação e atualizá-la, porque a capital deste estado está em um processo de mudança de nome.

Leia mais: De Gramado a Santos: as melhores cidades para envelhecer no Brasil

Na verdade, ainda é uma possibilidade; um debate. O ti-ti-ti sobre a mudança de nome da capital voltou a ventilar os corredores do Tribunal Eleitoral da Paraíba após a procuradora Acácia Suassuna dar um parecer favorável à ação.

Agora, a Assembleia Legislativa da Paraíba poderá fazer um plebiscito para que a população escolha se quer manter ou abolir “João Pessoa”.

Mas pode isso?

Pode! Está na lei! E várias ações independentes já pediram isso antes. Está na Constituição Estadual da Paraíba que é obrigatória a realização de um plebiscito para qualquer assunto a respeito do nome da capital.

Em seu parecer, Acácia Suassuna pontuou que cabe à Assembleia Legislativa elaborar “os termos da consulta indicando os parâmetros a serem adotados pelo Tribunal Regional Eleitoral”. Segundo ela, este será o órgão que vai organizar e executar o plebiscito.

De onde vem o nome de João Pessoa?

A capital da Paraíba tem este nome desde 1930 – relativamente recente, não é mesmo? Antes, a cidade se chamava Parahyba. A mudança se deu em homenagem a um político chamado João Pessoa.

Ele foi assassinado em 1930 e era o então presidente (como era chamado o cargo de governador) da província da Paraíba. Cargo que ocupou por menos de dois anos. Pessoa foi morto em Recife por João Dantas, opositor perseguido durante sua gestão.

Dantas fazia publicações contra Pessoa em jornais. Como retaliação, o então presidente da Paraíba mandou invadir o escritório do homem, onde encontraram cartas de amor da poetisa Anayde Beiriz, que foram expostas e publicadas no jornal.

Com ódio, João Dantas matou seu xará e, pela natureza do crime, Pessoa foi visto como mártir. Então, dois meses depois de sua morte, mudaram o nome da capital do estado para homenageá-lo.

Conversa antiga

Por ser uma homenagem a um político, pessoas contrárias a ele já falam sobre a troca de nome da capital há muito tempo. O escritor Ariano Suassuna, por exemplo, nunca chamou a capital paraibana de “João Pessoa”. Seu pai era casado com a prima de João Dantas e foi morto tentando se defender de acusações feitas por adversários políticos.

No entanto, há mais ou menos 15 anos, o movimento “Paraíba, Capital Parahyba” ganhou mais força. Em 2013 também teve uma forte campanha de coleta de assinaturas para levar o assunto à Assembleia do Estado.

Ainda não há data para o plebiscito acontecer. No entanto, pode ser que aconteça na data das próximas eleições municipais, em 2024.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário