O dono de um pequeno negócio que se registra como Microempreendedor Individual (MEI) tem a vantagem de obter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número único que identifica seu arranjo jurídico. Ele serve para identificar o negócio em várias atividades, como pagamento de impostos e emissão de notas fiscais.
Leia mais: Meu INSS: conheça os problemas mais recorrentes da plataforma
Para aqueles mais esquecidinhos que ainda não decoraram a sequência do CNPJ, existe uma maneira rápida e fácil de fazer essa consulta. O processo é simples porque o cadastro está vinculado ao CPF da pessoa física que criou o MEI.
Consulta do CNPJ pelo CPF
A consulta pode ser feita no Portal do Empreendedor, seguindo as instruções abaixo:
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Selecione a opção “Já sou MEI”;
- Clique em “Emissão de Comprovante (CCMEI)”;
- Informe os dados da conta gov.br para fazer login;
- Leia e aceite os termos de uso e privacidade;
- Digite seu CPF na barra de pesquisa;
- Visualize o CNPJ da empresa.
O número também consta no Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) emitido após finalizado o processo acima. O documento ainda inclui informações como data de abertura do negócio, nome legal, nome fantasia, capital social e situação cadastral.
Situação do CNPJ
Por meio do CCMEI, o empreendedor consegue confirmar a situação do CNPJ, como se a empresa está ativa, suspensa ou fechada. Para consultar detalhes sobre outros tipos de empresas, como microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), é necessário acessar o portal Redesim.