Uma descoberta notável em Uberaba, Minas Gerais, revelou o maior dente de titanossauro já registrado no mundo. Este impressionante achado foi o resultado de uma década de pesquisa por cientistas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Universidade de São Paulo (USP).
Leia mais: O ‘abraço eterno’ de 3 mil anos: uma descoberta arqueológica comovente
O dente foi desenterrado há mais de uma década e levou ainda mais um longo período de análise para confirmar que é o maior fóssil desse tipo já encontrado em todo o mundo. Os resultados foram compartilhados por meio de um artigo na revista Cretaceous Research.
Dente de titanossauro
Os titanossauros são um grupo de dinossauros que viveram durante o período Cretáceo, entre aproximadamente 90 e 66 milhões de anos atrás. Eles tinham um tamanho impressionante, pesando muitas toneladas e com pescoços longos, caudas ainda maiores e grandes corpos. Por tudo isso, eram lentos ao andar.
Eles foram tão importantes que, inclusive, alguns dos titanossauros eram os maiores dinossauros que já existiram. Eles se alimentavam de plantas, usando seus pescoços longos para alcançar folhas e vegetação distante.
Minas Gerais, que já era considerado um estado importante para a paleontologia de titanossauros, recebeu olhares do mundo todo por conta da rica geologia e história paleontológica. A colaboração entre instituições brasileiras e estrangeiras tem ajudado a impulsionar a pesquisa na região.
A cidade de Uberaba é conhecida como um importante centro de pesquisa em paleontologia no Brasil, e essa descoberta acrescenta outro marco a essa história de tanto valor científico. O dente está agora no Centro de Pesquisas Paleontológicas da UFTM.
O mais impressionante de tudo é que o dente mede 6,2 centímetros de comprimento na parte visível da coroa, superando o recorde anterior de 5,6 centímetros de um fóssil encontrado na Argentina. Outro detalhe é que, além do dente principal, também foram encontrados outros dois dentes menores, possivelmente pertencentes a jovens titanossauros.