Uma nova onda de calor extremo promete elevar novamente as temperaturas do país após uma leve trégua nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial válido para cinco estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Leia mais: Sem trégua: El Niño manterá planeta mais quente pelo menos até abril de 2024
Em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, os termômetros ficarão 5°C acima da média. Outras regiões podem entrar na lista ao longo da próxima semana, já que a tendência é de expansão e intensificação da onda.
“O forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana, contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado”, explicou o Inmet.
Temperaturas acima dos 40°C também estão previstas em áreas de Tocantins, Bahia, Piauí e Espírito Santos, segundo o Climatempo. O portal alertou recentemente que o Brasil deve registrar até 47°C em novembro, aumento superior a 5°C na média de temperatura.
Duração maior
Os especialistas destacam a duração da nova onda de calor, que diferente da registrada em setembro, deverá durar mais tempo e superar os cinco dias de termômetros nas alturas. O MetSul informa que o fenômeno será incomum e um dos mais intensos da história.
No Centro-Oeste, interior de São Paulo e regiões de Minas Gerais, a previsão é de temperaturas próximas ou acima dos 55°C. Ainda segundo o portal, o calorão deve persistir entre 10 e 14 dias, um recorde tanto de duração quanto de temperatura.