Com temperaturas próximas aos 40 graus, o país enfrenta mais uma temida onda de calor. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec), as temperaturas devem se manter acima da média ao menos até o início do próximo ano, e por isso a população precisa se proteger.
Leia mais: Ela está voltando: onda de calor deixa cinco estados brasileiros em alerta
O calor extremo e o tempo seco são especialmente prejudiciais para crianças e idosos, mas afetam o organismo de todos. Para se refrescar e evitar danos à saúde, é importante adotar alguns hábitos.
Beber água
A combinação calor e baixa umidade faz o corpo perder água mais rapidamente e se desidratar. A recomendação é beber bastante água, de preferência 35 ml por dia para cada quilo corporal. Também é interessante andar sempre com uma garrafa térmica para manter o líquido em uma temperatura mais baixa.
Ventilar o ambiente
Para aumentar a circulação de ar, mantenha as janelas da casa abertas e coloque plantas no ambiente. Uma opção ainda mais cômoda é usar um ventilador ou ar-condicionado para refrescar o cômodo nos dias mais quentes, mas isso pode custar um pouco mais na conta da luz.
Umidificar o local
O umidificador de ar é um aparelho que evapora a água armazenada em seu reservatório, transformando o líquido em um vapor fresco e agradável. Ele serve para aumentar a umidade do ar e evitar danos como tosse, alergias e ressecamento da pele, promovendo uma sensação térmica mais agradável.
Passar protetor solar
Mesmo dentro de casa, é recomendável usar protetor solar para se proteger contra os raios UVA e UVB, prevenir o câncer de pele e evitar o fotoenvelhecimento, as rugas e as manchas. Segundo especialistas, a luz azul emitida por aparelhos eletrônicos é tão prejudicial à pele quanto a luz do sol.
Use roupas de cama confortáveis
Muita gente sofre para dormir com o calorão porque ele aumenta a temperatura do corpo e deixa as pessoas desconfortáveis. O ideal é utilizar roupas de cama de algodão ou outros tecidos mais leves. Também vale a pena apostar na higiene do sono e evitar telas antes de dormir.