scorecardresearch ghost pixel



Perigo! É ISSO que acontece quando o celular fica carregando após os 100%

Evitar esses erros comuns pode prolongar a vida da sua bateria e proteger o seu celular de danos que são evitáveis. Veja o que fazer.



Você já se perguntou o que acontece com o seu celular quando ele permanece conectado ao carregador após atingir 100% de carga? Para muitos de nós, carregar os nossos dispositivos durante a noite, deixando-os conectados à energia por horas a fio, mesmo quando já atingiram a carga completa, é um hábito. Será que isso é um problema?

Leia mais: Donos deste celular são considerados mais humildes e gentis, aponta pesquisa

Será que essa prática pode prejudicar o seu precioso smartphone? Aqui, nós vamos responder a essas perguntas de forma simples e direta, desvendando os mistérios por trás desse comportamento tão comum.

O mistério revelado

A maioria dos usuários de celulares não tem um entendimento claro sobre como recarregar a bateria de seus dispositivos, assim, surgem dúvidas frequentes, como: quando devemos desconectar o telefone da tomada para preservar a bateria e sua autonomia? E o que acontece quando ele permanece conectado com a carga completa?

Quando um smartphone fica conectado à tomada, apesar de já estar com 100% de carga, a bateria entra em um estado de “manutenção”. Nesse estado, ela é carregada e descarregada periodicamente para manter a carga em 100%. Ficou claro até aqui? Ótimo. Mas o que isso realmente implica?

Efeitos de deixar o celular no carregador após atingir 100% de carga

  • Diminuição da vida útil da bateria: deixar a bateria completamente carregada por longos períodos pode reduzir a sua vida útil, o que significa que você terá que substituí-la mais cedo do que o esperado;
  • Aumento do risco de incêndio: o aquecimento excessivo da bateria pode aumentar significativamente o risco de incêndio, um perigo que nenhum proprietário de qualquer celular deseja enfrentar;
  • Possíveis danos ao telefone: além de afetar a bateria, o aquecimento excessivo também pode causar danos a outros componentes do telefone, como a tela ou a placa-mãe, resultando em reparações caras.

Desperdício de energia: um custo para o bolso e para o planeta

Além dos potenciais danos à bateria e ao dispositivo, manter o celular no carregador conectado após a carga completa resulta em desperdício de energia elétrica. Isso significa que você está pagando por eletricidade que não está sendo usada efetivamente, o que não é apenas ruim para o seu bolso mas também para o meio ambiente.

Portanto, na próxima vez que você pensar em deixar o seu smartphone conectado ao carregador durante a noite, lembre-se dos efeitos negativos e do impacto que isso tem no seu orçamento e no planeta.

Aprender a gerenciar a recarga da bateria do seu smartphone de forma mais eficaz é essencial para garantir a vida útil prolongada do dispositivo e para contribuir com um mundo mais sustentável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário