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Se você tiver estas 3 competências, será um profissional mais valorizado pelas empresas

Além das habilidades ligadas à formação profissional, as chamadas ‘soft skills’ também são importantes para o mercado.



A evolução do mercado de trabalho tem sido constante em meio aos avanços tecnológicos e mudanças na economia mundial. Mais do que uma boa formação acadêmica, as empresas buscam profissionais com habilidades de comportamento.

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Essas competências conhecidas como “soft skills” são habilidades pessoais subjetivas que vão além do conhecimento técnico. Elas são mais difíceis de ser mensuradas e estão ligadas a capacidades como comunicação e trabalho em equipe, por exemplo.

Segundo dados da plataforma CareerBuilder, 77% das empresas entendem as soft skills como algo igualmente importante às capacidades técnicas na rotina de trabalho. Desenvolvendo esses atributos, um profissional consegue se tornar mais atrativo para os recrutadores e abrir portas que para seu crescimento.

As 3 soft skills mais valorizadas

Conheça três habilidades muito valorizadas pelas empresas:

1. Saber trabalhar em equipe

A produtividade de qualquer empresa depende do trabalho em equipe, que permite a combinação de várias habilidades para chegar a um objetivo comum. A colaboração harmoniosa dos trabalhadores faz com que as metas sejam alcançadas de forma mais ágil e menos conflituosa.

O bom trabalho em equipe depende de profissionais com habilidades interpessoais bem desenvolvidas, como empatia, capacidade de ouvir e respeito pelo próximo.

2. Capacidade de liderança

Essa competência consiste na habilidade de guiar, influenciar e inspirar colegas para alcançar objetivos comuns de forma eficaz. Ela é buscada pelos empregadores em funcionários de todos os níveis hierárquicos.

Mais do que dar ordens, o líder motiva e estimula o crescimento de sua equipe, além de promover um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. Outra marca é a capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas, aproveitando o melhor de cada colaborador.

Para desenvolver essa competência, é necessário trabalhar visão estratégica, planejamento de ações e comunicação interpessoal.

3. Ter inteligência emocional

A terceira e última soft skill valorizada pelo mercado de trabalho é a inteligência emocional, a capacidade de lidar com as emoções de maneira eficiente e equilibrada. Essa habilidade envolve conhecimento e controle dos próprios sentimentos, além de empatia com os demais.

Essa é uma competência que aprimora o relacionamento interpessoal e facilita a manutenção de uma boa relação com líderes e pares, além de garantir melhores resultados em situações estressantes e tomadas de decisão.




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