scorecardresearch ghost pixel



Veja qual pode ser a nova porcentagem de adição de etanol na gasolina

A proposta de incluir mais etanol na gasolina pode resultar em economia para muitos brasileiros, isso sem contar as vantagens em relação à sustentabilidade.



O governo brasileiro está propondo aumentar a concentração de etanol na gasolina vendida no país como parte do Projeto de Lei do Programa Combustível do Futuro. A atual mistura de gasolina brasileira já contém etanol, mas a ideia é elevar os limites mínimo e máximo do teor de etanol anidro permitido.

Leia mais: Vai subir? Estados anunciam aumento do ICMS sobre combustíveis

A adição de mais etanol na mistura da gasolina pode ter várias consequências e benefícios. Uma das questões diz respeito ao controle de preços. O etanol é mais acessível e fácil de produzir do que a gasolina. Aumentar a proporção de etanol na gasolina pode ajudar a controlar melhor os valores, sendo um dos pontos positivos.

Etanol na gasolina

Assim, pelo fato de o etanol ser geralmente mais barato, essa pode ser uma boa medida que resultará em economia para o bolso de muitos brasileiros. Outra questão de destaque é a redução da dependência de importações. Se o projeto for aprovado, as margens irão de 18% a 27,5% para 22% a 30%.

O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ao aumentar a demanda por etanol, o Brasil pode reduzir sua necessidade de importar petróleo, economizando recursos e dinheiro.

Além disso, o projeto também aposta na redução de emissões de poluentes, que é menor do que a gasolina pura. Ao usar mais etanol, a expectativa é reduzir, assim, as emissões de carbono e outros gases poluentes na atmosfera. Isso contribui para um meio ambiente mais limpo e saudável.

Pensando em questões de sustentabilidade, a proposta é aumentar gradualmente o percentual de etanol nos próximos anos, buscando um combustível mais sustentável. Isso faz parte dos esforços do Brasil para promover uma matriz energética mais amigável, segundo o governo federal.

Essa mudança também deve afetar a economia, o meio ambiente e os hábitos dos consumidores em relação ao uso de combustíveis. Por todos os aspectos positivos, o aumento da concentração de etanol na gasolina vem sendo apoiado por diferentes frentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário