O WhatsApp é hoje o aplicativo mais usado pelos brasileiros, mas todo esse sucesso de público tem sido uma pedra no sapato das operadoras de telefonia. Lançada em 2009, a plataforma possibilita a troca de mensagens instantâneas entre pessoas ou grupos de qualquer lugar do mundo.
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Recentemente, surgiram na mídia informações de que as empresas estariam planejando começar a cobrar pelo uso da plataforma de mensagens. Afinal de contas, o que está realmente acontecendo?
Zero rating
A estratégia comercial conhecida como “zero rating” fez bastante sucesso nos últimos anos, aumentando as vendas de planos telefônicos pelas operadoras. Ela consiste em não descontar os dados utilizados durante a navegação no WhatsApp ou em outras redes sociais da franquia de internet móvel do cliente.
Em outras palavras, o usuário pode usar o mensageiro e outras plataformas como X (antigo Twitter) e Instagram de graça, sem desconto no seu pacote de internet ou cobrança adicional.
O problema é que esse benefício tem custado caro para operadoras como Claro, Tim e Vivo, que viram seus custos operacionais aumentar nos últimos anos e agora avaliam a possibilidade de acabar com o benefício.
Problema para o setor
As empresas afirmam que o uso de aplicativos com o WhatsApp cresceu exponencialmente, especialmente após a popularização do 4G, e o volume de dados que eles movimentam também disparou. Agora, elas tentam ampliar seu faturamento para cobrir os investimentos em rede e tecnologia.
“Existe uma preocupação do setor se essa gratuidade está sendo benéfica para o próprio consumidor. No fim, não se está conseguindo dar a resposta de cobertura que se quer dar”, declarou Christian Gebara, presidente da Telefônica Brasil.
Segundo dados da Conexis Brasil Digital, o uso da internet disparou cerca de 62,7% nos últimos dez anos. Já a demanda por investimentos nas redes de telecomunicações cresceu 50% nos últimos cinco anos.
“As empresas de telecom, mundialmente, não conseguem suportar esse crescimento acelerado com investimentos que deem retorno para os nossos acionistas”, completou Gebara.
Por isso, uma das possíveis soluções para aumentar o faturamento das operadoras é justamente acabar com os planos que oferecem navegação grátis no WhatsApp e em outras redes sociais.