O peru não está no pódio das buscas frentes, mostrando que algumas famílias desejam economizar. Nesse caso, outros pratos tradicionais ocupam as primeiras colocações, visto que o Natal e as festas de fim de ano se aproximam.
Veja também: Proteja seu pet! 6 alimentos típicos do Natal podem ser mortais para cães
Portanto, não deixe de conferir a lista do TOP 10 e se inspirar nos preparos clássicos, que costumam agradar toda a família. Dito isso, há alimentos que nunca saem de moda e até facilitam a organização de uma ceia deliciosa.
As receitas de Natal que lideram o ranking de pesquisas
1. Salada de maionese (57%)
A salada de maionese é uma receita tradicional que não pode faltar na ceia de Natal. Nesse caso, reúne batatas cozidas e picadas, cenoura ralada, ervilha, milho, maionese, sal, pimenta e cheiro-verde, acompanhando carnes.
2. Salpicão (54%)
Quanto ao salpicão, trata-se de um aperitivo irresistível que combina diferentes sabores. Por exemplo, frango desfiado, maçã picada, uva-passa, cenoura ralada, salsão picado, maionese, creme de leite, sal, pimenta e batata palha.
3. Arroz de forno (53%)
O arroz de forno é prático e nutritivo, ao garantir diversas adaptações aproveitando os ingredientes de casa. Desse modo, ao arroz cozido, são adicionados presunto picado, queijo ralado, ovos cozidos, azeitonas, molho de tomate e temperos.
4. Peru e chester (52%)
Em quarto lugar, o peru e o chester são as proteínas mais tradicionais e nobres do Natal. Afinal, estas aves de grande porte, que são temperadas e assadas no forno, ficam douradas e suculentas, tornando-se o prato principal.
5. Farofa (51%)
A farofa também é indispensável, principalmente se as pessoas quiserem fazer um churrasco caprichado. Logo, leva farinha de mandioca, manteiga, cebola, alho, bacon, linguiça, ovos, sal, pimenta e cheiro-verde.
6. Panetone e pudim (63%)
O panetone e o pudim representam opções de sobremesa que agradam diversos paladares. Sendo assim, mantenha uma ou duas alternativas de doce, que adoçam o jantar após um verdadeiro rodízio de assados e acompanhamentos.
7. Pavê (55%)
Em relação ao pavê, é necessário formar uma camada de biscoitos, creme e cobertura, que podem variar de acordo com as preferências de cada um. Alguns exemplos de pavê são: chocolate, limão, morango, coco e nozes.
8. Frutas e mousse (52%)
As frutas e a mousse são leves e refrescantes, a escolha ideal para as pessoas que não querem exagerar. Então, compre abacaxi, cereja, damasco, figo, maçã, manga, melancia, melão, pêssego e uva e sirva porções individuais.
9. Chocotone (50%)
Finalmente, o chocotone é uma variação do panetone, que tem recheio de chocolate ao leite, meio amargo ou branco. Devido aos preços, é comum que a busca por receitas caseiras cresça entre novembro e dezembro.
10. Bolo (43%)
Por último, o bolo entrega versatilidade, ao permitir que você escolha o modelo da decoração e os recheios. De fato, as recomendações incluem chocolate, fubá, cenoura, laranja, nozes, maçã, iogurte e até rocamboles.