Se você acabou de instalar seu ar-condicionado ou está planejando fazê-lo, provavelmente está ansioso para nunca mais ter que suar durante o verão.
Leia mais: ‘Plantas ar-condicionado’: 4 espécies que refrescam o ar e reduzem o calor
Mas antes de você virar o rei ou rainha do controle remoto de temperatura e transformar sua casa em uma geladeira, é importante entender quanta energia seu ar-condicionado usará e quanto isso afetará suas contas.
Os aparelhos de aquecimento e refrigeração representam cerca de 40% do consumo de energia numa casa. A boa notícia é que apenas algumas pequenas mudanças podem ajudar a reduzir os custos de eletricidade.
Siga estas dicas de especialistas em ar-condicionado para manter suas contas de energia sob controle.
Dicas para gastar pouca energia usando o ar-condicionado
1. Compre um ar-condicionado do tamanho correto para sua casa
Antes de comprar seu ar-condicionado, certifique-se de escolher a opção mais eficiente para sua casa. Primeiro, você precisa garantir que escolheu o ar-condicionado do tamanho certo.
Se for muito grande, você pode usar mais eletricidade do que o necessário, porque a unidade pode executar ciclos curtos e frequentes para atingir a temperatura desejada. Se for muito pequeno, terá que trabalhar muito para resfriar seu espaço.
2. Certifique-se de que esteja instalado na melhor posição
Certifique-se de que um profissional avaliou sua casa e fez a melhor recomendação possível sobre onde a unidade deve ser instalada interna e externamente. Isso não fará uma grande diferença em seus custos operacionais, mas definitivamente poderá ter um efeito na sua conta de luz.
3. Temperatura ideal
Não é nenhuma surpresa que quanto mais o seu ar-condicionado tiver que trabalhar para resfriar o ambiente, mais eletricidade ele consumirá e mais custará. A diferença entre a temperatura externa e a temperatura para a qual você configurou o ar-condicionado terá um efeito significativo nas contas de energia.
4. Modo Seco
Em dias amenos, mas muito úmidos, experimente o modo “seco” do ar-condicionado, se houver. Este é um modo de resfriamento leve que se concentra mais na redução da umidade interna.
5. Use apenas onde é necessário
Se você tiver ar-condicionado canalizado ou mais de uma unidade, use o resfriamento por zonas para operar a máquina apenas nas áreas que as pessoas realmente usam. Ou mantenha as portas fechadas para que o ar circule apenas nas áreas utilizadas, e não em toda a casa, que provavelmente está parcialmente vazia.