scorecardresearch ghost pixel



Previna-se! Veja como descobrir se seu CPF está sendo usado ilegalmente

Ferramentas gratuitas de birôs de crédito podem ser aliadas para verificar o uso ilegal do seu CPF por criminosos.



A proteção de dados se tornou uma grande preocupação de todos no mundo moderno, especialmente após as mudanças introduzidas pela digitalização das informações. Para evitar fraudes financeiras e outros golpes, é importante que os brasileiros monitorem o uso do seu CPF.

Leia mais: Quer ver um OVNI? Relatório revela os lugares onde eles mais ‘aparecem’

Não é incomum encontrar pessoas que caíram em esquemas de criminosos que utilizam o documento para, por exemplo, abrir uma conta bancária e pedir empréstimos em nome da vítima. Se você não deseja ter uma surpresa desagradável como essa, é bom ficar de olho nas movimentações.

Como monitorar o CPF?

Existem diversas ferramentas de órgãos e empresas confiáveis que permitem o monitoramento do documento, com as do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), da Receita Federal, da Serasa e do SPC Brasil.

Por meio do site do Denatran é possível consultar infrações de trânsito, além de receber a mensagem “documento sem restrição”, que indica que o CPF não apresenta pendências relacionadas a questões de trânsito.

Já no site ou aplicativo do birô de crédito Serasa Experian, o cidadão consegue acompanhar as consultas ao CPF para a realização de operações de crédito nos últimos 90 dias, além de verificar eventuais dívidas negativadas em seu nome. A plataforma tem um serviço pago que permite o acesso ao histórico de consultas por meio do Serasa Score.

Outro serviço semelhante é oferecido pelo SPC Brasil. Com a plataforma SPC Avisa, o usuário recebe notificações por e-mail ou SMS sobre qualquer alteração feita no CPF, como consultas realizadas por empresas e mudanças na pontuação de crédito (score).

Redes sociais também estão na mira

Para prevenir transações indevidas em redes sociais, como a criação de perfis falsos e filiações partidárias não consentidas, o cidadão deve realizar buscas no Google utilizando o nome e o CPF. Esse processo serve para detectar possíveis usos irregulares do seu documento.

A recomendação em caso de fraude é contatar a empresa ou instituição responsável e informar sobre o ocorrido. Também é interessante registrar um boletim de ocorrência para se resguardar de eventuais desdobramentos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário