A língua tupi é uma indígena e falada no Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. Ela é considerada rica por vários motivos, a começar pela grande diversidade de vocabulário. A língua tupi tem palavras para descrever uma ampla gama de conceitos. Existem pelo menos 9 palavras da língua tupi que você usa com frequência, sem se dar conta disso!
Leia mais: Google Translator para quê: 8 palavras em inglês sem tradução direta para o português
Sem dúvida alguma, a língua tupi é importante para a cultura e a história do Brasil. É uma língua rica e complexa que tem muito a oferecer, mesmo com tantas perdas ao longo dos anos, diante da influência de outras culturas que chegarão ao Brasil.
9 palavras da língua tupi
A língua tupi, dos povos originários do Brasil nos séculos XVI e XVII, deixou uma marca incrível no nosso vocabulário, com relevância imensa na língua portuguesa. Algumas palavras derivadas do tupi que usamos no cotidiano incluem:
- Abacaxi: originado de “ibá cati” no tupi, que significa “fruto cheio de espinhos”.
- Caju: derivado de “acayú” no tupi, exemplificando como a língua tupi influenciou foneticamente o português.
- Jabuti: proveniente de “îapytú” no tupi, sendo sinônimo de tartaruga terrestre.
- Ipanema: nome do bairro no Rio de Janeiro, originado de “iba” (água) e “nema” (ruim) no tupi, inicialmente significando “água ruim”.
- Paraná: nome do estado brasileiro, vindo do tupi-guarani “para’na”, que significa “mar como o mar”, referindo-se ao rio Paraná.
- Piranha: no tupi, significa “peixe dentuço”, mantendo uma expressão literal.
- Jacaré: também derivado do tupi, significa “aquele que morde”.
- Acarajé: apelidada de “bolinho frito” no tupi.
- Sabiá: nome de pássaro originado do tupi-guarani “s-apia”, significando “o pintado”.
Viu quantas palavras que você já conhecia e usa certamente com frequência sem saber da origem dela? A presença delas ainda atualmente revela a riqueza da influência dos povos originários do Brasil, sendo a base de muitas palavras e expressões do português brasileiro, e é usada em uma variedade de contextos culturais.