Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) verificou que 40% das famílias cadastradas no Cadastro Único possuem divergências de renda, enquanto em 33% das famílias beneficiárias têm inconsistências de composição familiar. Essas pesquisas podem explicar algumas transformações em programas sociais, como Bolsa Família e Auxílio Gás.
Leia mais: Cidadãos com CPF irregular terão o Bolsa Família bloqueado a partir de janeiro
Desde janeiro, início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal realiza procedimentos de averiguação para acabar com distorções em seus projetos. Indícios de irregularidades foram encontrados em 2,5 milhões de beneficiários no começo deste ano, e mais 1,4 milhão de aprovados foram excluídos.
Exclusões do Auxílio Gás
Conhecido como vale-gás, o benefício federal foi criado para auxiliar pessoas de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha. O programa atendia cerca de 5,5 milhões de famílias em outubro, mas esse número caiu para 5,4 milhões em dezembro, segundo dados oficiais do governo.
Como os pagamentos são bimestrais (uma vez a cada dois meses), o último depósito está ocorrendo neste mês.
A diferença de cerca de 100 mil unidades familiares entre uma parcela e outra está ligada às saídas do programa, causadas principalmente pelo não cumprimento dos critérios de elegibilidade para receber o Auxílio Gás. Embora as exclusões em sua maioria sejam resultantes de irregularidades no cadastro, saídas voluntárias também entram na conta.
Consulta ao benefício
Para descobrir se está tudo certo com o pagamento do seu vale-gás, acesse o aplicativo Bolsa Família, o app Caixa Tem ou ligue para o telefone 111. Também é importante atualizar o CadÚnico em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para evitar o bloqueio.
Auxílio Gás em dezembro
O programa paga 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg, apurado periodicamente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Em outubro, cada beneficiário recebeu R$ 106.
A última parcela do benefício começou a ser depositada no dia 11, nas mesmas datas do Bolsa Família, considerando o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) dos aprovados. Confira o calendário:
- NIS final 1: 11 de dezembro;
- NIS final 2: 12 de dezembro;
- NIS final 3: 13 de dezembro;
- NIS final 4: 14 de dezembro;
- NIS final 5: 15 de dezembro;
- NIS final 6: 18 de dezembro;
- NIS final 7: 19 de dezembro;
- NIS final 8: 20 de dezembro;
- NIS final 9: 21 de dezembro;
- NIS final 0: 22 de dezembro.