scorecardresearch ghost pixel



Como ser uma das milhões de famílias beneficiadas pelo Auxílio Gás

Programa do governo federal visa apoiar brasileiros de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha.



As famílias de baixa renda brasileiras podem contar com uma série de benefícios sociais do governo federal para ter uma vida mais digna na sociedade. Um dos principais programas é o Auxílio Gás, destinado a auxiliar os cidadãos na compra do botijão de gás de cozinha.

Leia mais: 13º salário do Bolsa Família: pagamento extra acontecerá em 2023?

Em meio ao período de forte aumento nos preços dos combustíveis, receber uma ajuda financeira para comprar o produto necessário para cozinhar seus alimentos faz muita diferença na vida das pessoas vulneráveis. Se você ainda não sabe como participar do programa, confira todas as informações a seguir.

Auxílio Gás: valores e calendário

Cerca de 5,5 milhões de brasileiros são beneficiados pelo chamado vale-gás, que tem um novo depósito a cada dois meses. Quando foi criado, o programa distribuía 50% do valor médio do botijão de 13 quilos, mas agora as famílias recebem 100% do valor.

A apuração de preços é feita pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Em outubro, quando foi realizado o pagamento mais recente, cada beneficiário recebeu R$ 106.

Os repasses são realizados nas mesmas datas do Bolsa Família, considerando o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) dos aprovados. Confira o próximo calendário:

  • NIS final 1: 11 de dezembro;
  • NIS final 2: 12 de dezembro;
  • NIS final 3: 13 de dezembro;
  • NIS final 4: 14 de dezembro;
  • NIS final 5: 15 de dezembro;
  • NIS final 6: 18 de dezembro;
  • NIS final 7: 19 de dezembro;
  • NIS final 8: 20 de dezembro;
  • NIS final 9: 21 de dezembro;
  • NIS final 0: 22 de dezembro.

Como receber o vale-gás

Para participar do programa, é necessário ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660). O vale-gás também é pago aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O responsável pela família que deseja se inscrever no CadÚnico para pleitear esse e outros benefícios sociais deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. A seleção dos aprovados é feita pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A consulta de informações sobre o Auxílio Gás está disponível no aplicativo Bolsa Família, app Caixa Tem e telefone da Central de Atendimento Caixa, no número 111.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário