Uma grande lista de redes de varejo estão deixando de utilizar os caixas de autoatendimento em suas lojas. A última grande companhia a entrar na medida foi a Dollar General. Segundo o CEO da empresa, Todd Vasos, em uma teleconferência de resultados, “devíamos usar o selfcheckout como um meio de pagamento secundário, não primário”.
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Neste ano, a Dollar General aumentou suas estações de autoatendimento, instalando as máquinas em metade de suas 19 mil lojas. A aposta era de que o selfcheckout reduziria os custos trabalhistas e aceleraria as compras para os clientes. Contudo, a empresa, que possui um quadro pequeno de funcionários nas lojas, tem relocado trabalhadores à frente de suas lojas para entrar em contato com os clientes.
A decisão veio com o intuito de melhorar as vendas e diminuir as perdas de mercadorias, causadas por furtos em lojas, produtos danificados, erros administrativos, entre outros. As reduções nas vendas tem sido um grande problema para as lojas, que culpam os furtos pelo aumento das perdas.
Empresas reavaliam autoatendimento nas lojas
Uma rede de supermercados britânica, a Booths, está removendo as estações de autoatendimento em todas suas lojas, exceto em duas unidades. O Walmart removeu todas as máquinas de autoatendimento em algumas lojas do Novo México no início desse ano.
No caso da Five Below, loja de brinquedos com descontos, a redução nas lojas com maiores filas de autoatendimento foi maior. Em contrapartida, a empresa irá aumentar o número de caixas registradoras com funcionários. Na Target, o serviço está disponível somente para os clientes que comprarem até 10 itens. Para mais itens, é obrigatório o uso dos caixas com atendentes.
Por fim, o autoatendimento contribuiu para que as vendas nas empresas caíssem. Isso porque os varejistas perdem mais vendas com o autoatendimento do que pelos caixas com atendentes, seja por furtos ou por erros honestos dos clientes na hora de registrar suas compras.