scorecardresearch ghost pixel



Celular Seguro! Governo alerta para novo golpe envolvendo o programa

Mesmo sendo criado para aumentar a segurança dos brasileiros, o "Celular Seguro" já está sendo motivo de golpes. Entenda!



O secretário-executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, divulgou no X (antigo Twitter) um alerta sobre um novo golpe que está acontecendo no Brasil. Com a divulgação do Celular Seguro, criminosos criaram um golpe envolvendo o nome do programa. Segundo o secretário, mensagens estão sendo enviados pedindo para que os cidadãos se cadastrem na plataforma.

Leia também: ‘Celular Seguro’: veja como bloquear um celular roubado no app do governo

No entanto, Cappelli afirmou que o Governo Federal não é o responsável por essas mensagens. Os links enviados são fraudulentos, usados por criminosos para aplicar golpes nos brasileiros. O cadastro na ferramenta, que tem o intuito de barrar o acesso de criminosos a aparelhos roubados, é voluntário e deve ser realizado espontaneamente no aplicativo ou site da iniciativa.

Governo Federal não envia mensagens sobre Celular Seguro

Ao receber um e-mail ou mensagens solicitando o cadastramento na plataforma do Celular Seguro, não clique nos links enviados. Eles são maliciosos e podem roubar os dados pessoais das vítimas, como números e senhas de cartões.

Além disso, por meio da engenharia social, os criminosos conseguem convencer os cidadãos a pagar taxas para que o suposto acesso ao Celular Seguro seja liberado. No entanto, vale lembrar que o acesso ao serviço disponibilizado pelo governo é totalmente gratuito. Segundo Cappelli, os criminosos que tentarem aplicar golpes “serão identificados e tratados na forma da lei”.

A ferramenta foi lançada na tarde desta terça-feira (19) pelo Governo Lula. O intuito é tornar mais ágil os mecanismos de segurança dos aparelhos em casos de roubos e furtos. Assim, os usuários podem solicitar o bloqueio dos aparelhos pelo IMEI, um código que identifica o celular, e o bloqueio também dos aplicativos bancários. A ação ocorrerá em até 10 minutos após a solicitação.

Por fim, as operadoras se comprometeram a permitir o processo de bloqueios de linhas e envio de SMS para os celulares furtados/roubados até o dia 9 de fevereiro de 2024.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário