O governo federal lançou um aplicativo para evitar roubos de celular no Brasil por meio do bloqueio da linha telefônica e de aplicativos bancários. A plataforma ficará disponível para download nas lojas de aplicativo Google Play e App Store, mas ainda não está em operação.
Leia mais: Prazo para solicitar o saque-aniversário do FGTS termina na próxima semana
O Celular Seguro permitirá que quem teve o celular furtado notifique várias instituições de uma só vez. A ideia é que a vítima possa registar uma “ocorrência” e enviar um alerta simultâneo para operadoras telefônicas e bancos participantes.
Com a ação, o cidadão não precisará perder tanto tempo entrando em contato com cada instituição. No entanto, o bloqueio imediato não é garantido, uma vez que a associação de operadoras de telefonia pode levar até 6 horas para enviar o pedido e até 1 dia útil para concluir o processo. Já os bancos participantes podem realizar o bloqueio imediato ou no prazo máximo de meia hora, a partir da notificação pelo app.
O serviço ainda não consegue fazer dos smartphones “um pedaço de metal inútil” para os bandidos, conforme deseja o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para que o aparelho fique totalmente inutilizado, as empresas Google (Android) e Apple (iOS) terão que fechar parceria com o governo.
Como vai funcionar o Celular Seguro
A plataforma vai garantir rapidez na notificação de roubos, furtos e perdas de celulares a terceiros por meio de parcerias. Entre os associados do governo está a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições financeiras.
Também há planos de ampliar a parceria com operadoras de telefonia para bloqueio do chip, e não apenas do celular, impedindo o envio de mensagens de texto de recuperação de senha, por exemplo.
“A pessoa que roubou o aparelho não vai conseguir usar os aplicativos, não vai acessar os bancos, não vai conseguir vender o aparelho. A gente acredita que, com isso, vai desestimular o interesse por esse delito e também pela receptação”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.
Passo a passo para usar o serviço
O usuário que teve o celular furtado poderá realizar o bloqueio assim que tiver acesso a outro aparelho. Ele também terá a opção de cadastrar uma pessoa de confiança para realizar o bloqueio por conta própria e tornar o processo ainda mais rápido.
Veja como utilizar o serviço:
- Baixe o aplicativo “Celular Seguro” (disponível para Android e iOS);
- Faça o login com uma conta gov.br;
- Leia e aceite os termos de privacidade;
- Siga as instruções na tela para registrar um número de telefone, indicar uma pessoa de confiança ou registrar uma ocorrência.
É possível cadastrar mais de um número de celular, desde que todos estejam cadastrados no mesmo CPF. Após a conclusão da denúncia, será gerado um protocolo para acompanhamento do andamento do bloqueio.