scorecardresearch ghost pixel



Prazo para solicitar o saque-aniversário do FGTS termina na próxima semana

Grupo de trabalhadores que deseja resgatar parte do saldo de suas contas do FGTS tem até o dia 29 de dezembro.



Trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e ainda não resgataram os valores podem perder a oportunidade em breve. O prazo para os nascidos em outubro sacarem o dinheiro termina na próxima semana.

Leia mais: Calendário PIS/Pasep 2024: veja QUEM receberá até 1 salário mínimo

O sistema permite a retirada de um percentual do saldo do fundo todos os anos, no prazo entre o mês de nascimento do cotista e o último dia útil do segundo mês subsequente. Para os aniversariantes de outubro, a data limite é o dia 29 de dezembro.

Saque aniversário: vantagens e desvantagens

O saque-aniversário é uma modalidade que dá ao trabalhador o direito de sacar um percentual do saldo do FGTS mais uma parcela fixa, ambas calculadas com base no valor total de suas contas. Esse resgate pode ser feito todos os anos, desde que haja dinheiro disponível.

Em contrapartida, quem aderiu fica impedido de resgatar o montante integral do fundo em caso de demissão sem justa causa, restando apenas a multa rescisória de 40%. O saque-aniversário é uma alternativa ao saque-rescisão, ou seja, o cidadão deve escolher apenas um deles de cada vez.

Se o cotista se arrepender da mudança, terá que aguardar ao menos 24 meses antes de solicitar uma nova troca de modalidade.

Calendário termina em fevereiro

O prazo já chegou ao fim para boa parte dos brasileiros, mas ainda existem alguns deles que podem optar pelo saque-aniversário. Confira o calendário remanescente:

  • Nascidos em outubro: saque de 2 de outubro a 29 de dezembro de 2023;
  • Nascidos em novembro: saque de 1 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024;
  • Nascidos em dezembro: saque de 1 de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024.

Para realizar a adesão, o trabalhador deve acessar o site ou o aplicativo FGTS, clicar na opção “Meus saques” e escolher o sistema “Saque-aniversário”. Também é possível fazer a migração em uma agência da Caixa Econômica Federal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário