Já aconteceu de você estar com seu celular em mãos e sentir que ele está vibrando sozinho? Quer dizer, sem qualquer motivo aparente. Afinal, você não recebeu nenhuma mensagem, ninguém está ligando e o aplicativo aberto também não emite qualquer vibração.
Acalme seu coração. Não é nenhuma bruxaria. E seu celular também não está dando defeito. Às vezes, o motivo para isso é bem mais banal do que você possa imaginar – e a maneira de resolver este contratempo é ainda mais simples.
Seu celular está vibrando sozinho? Veja o que pode estar acontecendo!
Pane no sistema (alguém me desconfigurou)
Brincadeiras e Pitty à parte, muitas vezes é apenas um pequeno bug no sistema operacional – ou no aplicativo que você está usando. O primeiro passo é conferir se o app está “em dia” – isso você pode conferir na loja do seu sistema operacional.
Falando em sistema operacional, confira se ele também está com a atualização mais recente. Basta checar nas configurações do seu celular.
Feedback tátil
Alguns aparelhos têm alguns recursos táteis que podem fazer com que seu celular fique vibrando sozinho. Geralmente, estas funções são utilizadas para dar mais acessibilidade ao telefone.
Confira, nas configurações do celular, se este tipo de vibração está ativada.
Notificações
Outro motivo para as “vibrações fantasma” são as notificações – e antes que você pergunte, sim, é possível receber notificações sem que elas apareçam na tela. Alguns aplicativos projetam seus alertas de forma “oculta”, para que não ocupem espaço na tela do usuário.
Para verificar a situação, vá nas configurações de notificações do aparelho. O ideal é checar app por app. No entanto, se você estiver com muita pressa, verifique os que sabe que têm mais alertas que a média.
Problema no hardware
Se nenhuma das alternativas anteriores explica por que seu celular está vibrando sozinho, pode ser um problema no hardware do aparelho. O motor de vibração do celular pode ser a causa principal. Se for o caso, o ideal é levá-lo a uma assistência especializada.