scorecardresearch ghost pixel



Novo pente-fino do Bolsa Família usará IA para excluir cadastrados irregulares

Com a Inteligência Artificial, intuito é de garantir 100% de eficiência na concessão do Bolsa Família. Saiba como funcionará!



O Governo Federal anunciou que irá utilizar a Inteligência Artificial (IA) para auxiliar no pente-fino do Bolsa Família. A afirmação foi feita pelo Ministro do Desenvolvimento Pessoal, Wellington Dias, nesta terça-feira (19). O intuito do uso da IA é fazer com que o benefício seja pago exclusivamente para as famílias que realmente possuem direito ao Bolsa Família.

Veja também: Cortes no auxílio-doença e BPC: INSS anuncia pente-fino para economizar R$ 10 bilhões

“A gente normalmente trabalhava com o CNIS, o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios, agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, declarou o ministro.

Atualmente, cerca de 2% das famílias que recebem o benefício não se encaixam nos requisitos estabelecidos para o programa. Com o uso da IA, o objetivo é ter 100% de eficiência na concessão do programa. A declaração de Dias foi feita durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e CadÚnico.

O que foi estabelecido no Plano Anual?

O plano anual de fiscalização determinou oito ações que devem ser realizadas pela rede, com o intuito de prevenir fraudes e melhorar as informações e fiscalizações dos programas sociais. Dentre elas, está a elaboração de uma proposta para unificar o fluxo de denúncias relacionadas ao Bolsa Família e ao CadÚnico. O programa conta com cinco diretrizes gerais do plano de ação, sendo:

  • Ações estruturantes de combate a fraudes, inclusive cibernéticas;
  • Não criminalização da pobreza;
  • Estruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos estados e municípios;
  • Evolução do cruzamento de dados e ampliação das bases;
  • Transparência e comunicação com a sociedade.

Além disso, o programa prevê ainda a criação de dois grupos de trabalhos. Um será responsável por elaborar uma proposta para a aplicação dos recursos federais no CadÚnico, enquanto o outro será responsável pelo planejamento para redução de litigiosidade, tratando sobre medicação e conciliação de conflitos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário