scorecardresearch ghost pixel



Coloque o ar-condicionado nesta temperatura e veja a conta de luz abaixar

É possível economizar na conta de energia mesmo utilizando o ar-condicionado regularmente. Confira as principais dicas para isso!



Você já se questionou se existe uma temperatura ideal do ar-condicionado para não gastar tanta energia? Pois saiba que essa marca existe! Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal do ar-condicionado gira em torno dos 23ºC. Ao deixar o aparelho nessa marca, o consumidor evita gastos excessivos de energia no final do mês.

Leia também: Ar condicionado x ventilador: qual tem o melhor custo-benefício em 2023?

Com essa temperatura, é possível ter um conforto térmico e consumir menos energia em relação ao uso de temperaturas mais baixas. Além disso, outro ponto é escolher um aparelho que possua uma boa classificação de consumo de energia, que possua o selo Procel de eficiência energética.

Ao escolher um aparelho com baixo consumo e deixar a temperatura dentro do recomendado pela Anvisa, o consumidor evita surpresas no final do mês na conta de energia. Isso se demonstra extremamente importante, visto que com as constantes ondas de calor que assolam o Brasil, o uso do ar-condicionado aumentou consideravelmente.

Como escolher o ar-condicionado ideal para economizar energia?

Ao escolher um aparelho de ar-condicionado para comprar, é preciso levar em consideração algumas características que podem ajudar a economizar energia. Uma das primeiras informações a se verificar é a classificação do consumo de energia indicada com o selo Procel.

Dessa forma, dê preferência aos aparelhos que estejam classificados na categoria “A”. Eles são os mais eficientes e consomem menos energia em comparação aos demais modelos. Além disso, é preciso verificar a potência adequada do aparelho para garantir a climatização ideal do ambiente desejado. Com isso, é evitado o consumo excessivo de energia.

Em contrapartida, escolher um aparelho com potência insuficiente irá exigir mais do ar-condicionado. Consequentemente, o ar-condicionado terá que trabalhar mais para conseguir climatizar o ambiente, aumentando o gasto de energia. Por fim, leve em consideração a realização de manutenções de acordo com o indicado pela fabricante do aparelho para garantir o seu perfeito funcionamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário