Com a constante digitalização dos processos burocráticos, a busca por informações sobre os documentos de forma descomplicada cresceu. Esse é o caso das pessoas que procuram pelo número do Registro Geral (RG), um documento extremamente importante na realização de contratos, identificação do cidadão e outras situações que exijam autenticação ideológica.
Veja também: Cansado de perder documentos? Saiba quais versões digitais são válidas no Brasil
Além dele, o CPF também é utilizado em muitas ocasiões por ser um número de cadastro único. Contudo, por não possuir foto, o RG entra como documento complementar. Alguns documentos físicos permitem que o cidadão consulte o número do seu RG, como o próprio CPF. Porém, existem formas virtuais para consultar o RG, como pelo portal do Meu INSS.
Como consultar o RG pelo Meu INSS?
Uma das formas para consultar o RG é por meio do portal Meu INSS. Para isso, é necessário criar uma conta do portal, sendo possível consultar o RG online pelo CPF. No portal do INSS, o cidadão encontrará diversas funções, com a consulta ao RG sendo uma delas. Basta seguir o passo-a-passo abaixo:
- Acesse o portal Meu INSS pelo smartphone ou computador;
- Realize o login utilizando o registro do Gov.br;
- Clique no ícone “Meu Cadastro”.
Ao clicar na opção acima, um quadro informativo com todos os documentos arquivados na Previdência Social serão disponibilizados. Assim, basta o cidadão conferir qual o número do seu RG registrado no sistema do INSS.
Como identificar o RG nos documentos?
Caso não seja possível acessar o portal do Meu INSS, alguns documentos físicos possuem o número do RG. Se o cidadão tiver plano de saúde, o número do RG fica disponível na carteirinha de identificação do paciente. O número está disponível também na carteira de trabalho, nos contratos gerais e nas contas de água e luz, dependendo do modelo das contas de cada operadora.
Já no próprio RG, o número do documento fica localizado no lado da foto, acima do nome completo do cidadão. No entanto, essa informação vale apenas para os antigos modelos do documento. Caso a segunda via do RG tenha sido solicitada recentemente, houve a atualização da carteira de identidade, visando aumentar a segurança do documento.
Dessa forma, os novos documentos não contam mais com o número do RG, somente com o número do CPF. Além dele, a nova CIN conta também com nome completo, data de nascimento, sexo, nacionalidade e foto.