Como fazer leite em pó caseiro? Ele pode durar até 6 meses

O leite em pó costuma ser adquirido no supermercado, mas existe uma receita que garante o seu preparo longe das indústrias, ou seja, na cozinha de casa.



Quando você olha as opções de leite em pó nas prateleiras, percebe que o valor às vezes não compensa. Contudo, há diversas maneiras de preparar uma mistura caseira e saudável que facilita o preparo, a partir de uma receita incrível.

Veja também: Brasileiros podem ganhar novo feriado nacional em 2024; veja qual!

Além de não ser difícil e exigir praticamente um ingrediente, reduz os custos ligados à compra da alternativa processada, vendida em embalagens. Portanto, comece a buscar alternativas que tenham um impacto positivo no orçamento e na saúde.

Qual a história do leite em pó?

O leite em pó é um produto obtido pela desidratação do leite líquido, aumentando seu prazo de validade. Sendo assim, sua origem pó remonta ao século XIX, quando o inventor russo Osip Krichevsky criou o primeiro processo de secagem.

Em 1855, o químico francês Louis Pasteur desenvolveu o método de pasteurização, que eliminava as bactérias da bebida. Dito isso, na Suécia a família Nestlé passou a produzir em larga escala o tão famoso ‘’leite Ninho’’. Apesar de ser industrializado, trata-se de um alimento que pode ser feito em cozinhas domésticas.

Receita: veja como preparar

1º passo: primeiramente, escolha um leite de sua preferência, que pode ser integral, desnatado, semidesnatado ou de origem vegetal. Logo, meça a quantidade de leite que você quer transformar em pó e leve ao fogo até ferver.
2º passo: agora, desligue o fogo e deixe o leite esfriar um pouco, transferindo o leite para uma forma ou uma assadeira. Em seguida, espalhe bem, no intuito de formar uma camada fina e uniforme.
3º passo: então, coloque a forma ou a assadeira no forno pré-aquecido a 180 ºC por 40 minutos ou até obter blocos firmes e homogêneos.
4º passo: após o tempo determinado, retire o recipiente e deixe que o leite esfrie completamente, soltando o fundo com o auxílio de uma faca.
5º passo: desse modo, adicione a película de leite em um liquidificador ou em um processador de alimentos e bata até obter um pó fino e homogêneo. Por fim, guarde o leite em pó em um pote fechado, em um local seco e fresco, por até 6 meses.

O leite caseiro tem algumas vantagens em relação ao leite industrializado, que incluem a ausência de conservantes e aromatizantes. Em relação ao aproveitamento, reduz o desperdício de leite convencional. Outro aspecto positivo é a possibilidade de personalizar conforme o gosto, adicionando aromas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário