scorecardresearch ghost pixel



Como liberar até 60% de espaço no seu celular Android sem baixar apps

Com essa funcionalidade liberada pelo Play Store, os usuários podem otimizar o armazenamento de seus aparelhos e ganharem mais espaço.



O Google Play Store permite que os seus usuários consigam liberar até 60% da capacidade do aparelho com uma simples e rápida configuração. Segundo a big tech, a ferramenta permite que o usuário arquive automaticamente os aplicativos que são raramente utilizados, medida que libera um grande espaço no aparelho e garante um desempenho mais otimizado do celular.

Veja também: Alerta do Google: remova estes 12 aplicativos populares de seu Android agora

Ao optar essa opção, a loja do Android monitora o uso dos aplicativos instalados no dispositivo e arquiva automaticamente os apps menos utilizados. Com isso, é liberado espaço na memória do aparelho, garantindo espaço para o que realmente importa para o usuário. O arquivamento automático dos apps menos utilizados pode ser ativado antes mesmo que o aparelho esteja lotado.

Como funciona a ferramenta do Google?

A ferramenta pode ser ativada manualmente pelos usuários, por meio das configurações da loja de aplicativos. A função aparece geralmente quando o usuário tenta baixar um novo aplicativo no dispositivo que já está quase sem espaço de armazenamento. Assim, uma janela pop-up aparece, apresentando a opção de ativar o “arquivamento automático”.

Caso o usuário decida usar o aplicativo que esteja arquivado, basta tocar no ícone para restaurá-lo. Assim, o uso do app será retomado a partir do ponto em que parou. Caso o aviso não tenha aparecido no Google Play Store, é possível ativar manualmente a função. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Abra a Play Store e clique na sua foto de perfil no canto superior direito;
  • Clique em Configurações;
  • Na opção “Geral”, selecione a seta para baixo ao lado do ícone;
  • Encontre a opção “Arquivar apps automaticamente” e habilite a função, arrastando a chave de ativação ao lado.

Por fim, os aplicativos arquivados ficarão visualmente indicados por ícones de nuvem. Assim, os usuários conseguirão identificar quais deles foram arquivados para permitir o gerenciamento de espaço. Mesmo após o arquivamento, os aplicativos permanecem no celular, mostrando que eles continuam acessíveis para futuros acessos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário