Como plantar gengibre em casa? Veja o que acontece se comê-lo todo dia

O gengibre está entre as raízes mais populares na culinária asiática, pois reúne diferentes benefícios quanto ao cuidado com o corpo. Confira algumas dicas.



A princípio, o gengibre é uma raiz comestível que tem origem na ilha de Java, na Indonésia, levada para a Europa pelos fenícios no século I a.C. Atualmente, é cultivado em vários países tropicais e subtropicais, devido à produtividade.

Veja também: Proibidos! 8 alimentos que NUNCA devem ser armazenados em potes de plástico

Por exemplo, China, Índia, Brasil e Tailândia se destacam na produção e exportação mundial. Dito isso, a presença em diversas receitas, incluindo sucos, sopas e demais preparos, aproveita seu sabor refrescante e levemente ácido.

Quais os principais benefícios do gengibre?

Primeiramente, o gengibre concentra vários benefícios, incluindo o combate ao câncer, por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Além disso, reduz as indigestões, por acelerar o esvaziamento do estômago e seus movimentos.

Em seguida, equilibra a pressão arterial, ao estimular a circulação sanguínea, alivia sintomas de resfriados e favorece o emagrecimento. Ou seja, também acelera o metabolismo e aumenta a saciedade nas refeições.

Como cultivar gengibre em casa?

Desse modo, é preciso ressaltar que é possível plantar gengibre, e você precisa de um pedaço de raiz fresca e grossa. Nesse caso, a área destacada apresenta vários “dedos”, chamados de rizomas na botânica, que levam ao enraizamento.

Portanto, adquira um vaso grande e furado, adicionando um substrato de terra orgânica, adubo e pedras no fundo. Logo, a partir de 7 meses a planta começará a surgir, em folhagens amarelas que exigem local iluminado e sol direto. Quanto às regas, é essencial realizar o teste do toque no solo antes de irrigar.

Lembre-se de consumir moderadamente

Sendo assim, quem já experimentou sabe que o gengibre é um alimento muito saboroso e saudável. Entretanto, deve ser consumido sem excessos, visando reduzir o risco de efeitos colaterais, principalmente em certos grupos.

Então, se você tem intestino sensível, usa medicamentos e suplementos anticoagulantes e conhece outras restrições, siga as orientações médicas. Afinal, todos os alimentos impactam o organismo de certa maneira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário