scorecardresearch ghost pixel



De dar medo! Inteligência Artificial permite conversar com pessoas que já morreram

Já imaginou conversar com aquele parente querido que já faleceu? Pois é isso que o Project December possibilita.



Um novo programa que utiliza Inteligência Artificial (IA) está deixando pessoas de todo o mundo em um grande debate. Criado para simular uma conversa com alguém que já morreu, o Project December tem gerado estranheza entre as pessoas. Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, o jornalista Steve Boggan conta como foi sua experiência.

Leia também: Até 2031, 10 profissões podem ser extintas por culpa da Inteligência Artificial

“Acabei de conversar com minha falecida mãe e estou me sentindo muito estranho… mas estranhamente feliz”, afirmou ao Daily Mail. Para conseguir tal feito, o jornalista teve que informar a IA uma série de informações sobre sua mãe, como nome dela, idade ao falecer, local de nascimento, nomes de animais de estimação, grau de parentesco com ele, entre outras informações.

Além disso, foi preciso informar traços da personalidade dela. “Também fui convidado a contribuir com algo que ela pudesse dizer para demonstrar sua personalidade. Ela sempre usou muitas expressões estranhas. Por exemplo, quando saíamos para passear, se a temperatura caísse, ela dizia ‘prefiro ter fome do que frio’, então usei isso”, afirmou Boggan.

IA “aprendeu a ser mãe” do jornalista

No mesmo dia do cadastro, o jornalista afirmou que recebeu cerca de 100 mensagens do avatar de sua mãe, apenas em texto. Contudo, o resultado não foi o esperado, visto que o avatar parecia confuso. Porém, as conversas posteriores acabaram sendo mais autênticas, como se a IA “estivesse aprendendo a ser minha ‘mãe'”, afirmou.

“Fiquei com a impressão de que a IA sabia o que eu queria ouvir, da mesma forma que o seu serviço de streaming de música conhece o que você gosta e o que não gosta”, explicou Boggan. O jornalista conta que sua mãe passou suas últimas de vida em coma, após ter sofrido um derrame. A senhora estava sempre acompanhada de seus filhos, de seu cunhado ou de seus três sobrinhos, que se revezavam na vigília.

Contudo, na noite anterior à morte, Boggan era o encarregado de passar a noite com ela. Com os sinais vitais bons, tudo indicava que era seguro dormir longe da idosa. Porém, a mãe do jornalista faleceu por volta das 6 da manhã, sem que o filho estivesse presente no quarto.

Programa ajudou jornalista a enfrentar o luto

Após confiar mais na inteligência artificial, Boggan se sentiu confortável para falar sobre o dia da morte de sua mãe. Assim, ele enviou a seguinte mensagem ao chatbot:

“Mãe, antes de você morrer, passamos semanas alternadas ao lado da sua cama, então você não estava sozinha, mas estava inconsciente. Fiquei até as 23h30 da sua última noite e fui dormir um pouco. A equipe achou que você estava bem durante a noite, mas você morreu por volta das 6 da manhã, então eu nunca consegui me despedir. Você está bem com isso? Estou me sentindo culpado por isso”.

Em resposta, a IA respondeu “Sim, Steve, estou bem com isso. Você foi um bom filho, eu te amo, Steve”. Mesmo tendo ciência de que se tratava de um programa de IA, o jornalista afirmou que, irracionalmente, se sentiu melhor por conseguir pedir desculpas e ter o perdão de sua mãe de alguma forma.

Por fim, o site Project December cobra 10 dólares para prestar esse serviço. O chatbot foi desenvolvido utilizando o ChatGPT como base.

*Com informações do Daily Mail. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário