scorecardresearch ghost pixel



Devo dar passagem aos motoristas ‘apressadinhos’ na faixa da esquerda?

Entenda se o motorista deve ceder a pista da esquerda, mesmo que o outro condutor esteja acima da velocidade permitida. Entenda o que consta no Código.



O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece regras que devem ser seguidas pelos motoristas para melhorar a segurança nas vias. Uma dúvida muito comum é se os condutores devem ceder a pista da esquerda para os motoristas que estão acima da velocidade. Veja o que consta no Código.

Leia mais: Vinagre nos pneus? Descubra a razão por trás da tendência que está conquistando motoristas

A impressão que muitos têm é que, se estão no limite da velocidade, eles podem permanecer na pista da esquerda, certo? Errado! Não é bem assim! Todo motorista é obrigado a ceder passagem quando outro veículo que vier atrás instigado a fazê-lo, mesmo que seja muito acima da velocidade permitida na vida.

Devo ceder a pista da esquerda?

Por regra, se um condutor trafega na faixa da esquerda em uma via de mão dupla e outro veículo se aproxima em alta velocidade, a obrigação do motorista na faixa da esquerda é ir para a da direita.

Isso porque, se o condutor dificultar ou obstruir a ultrapassagem e isso for registrado de alguma forma, por exemplo, por meio de câmeras de segurança, ele pode ser multado em R$ 130,16 e somar quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E tem mais: é uma infração de nível médio.

Existe outro caso ainda mais grave, com multa de R$ 293,47 e adição de sete pontos na CNH. A infração se torna gravíssima se o motorista impedir a passagem de uma ambulância ou viatura de polícia.

Por isso, mesmo que você pense que está no limite da via e isso seja motivo bastante para permanecer na faixa da esquerda, não faça isso. O Ministério das Cidades esclarece que, mesmo em casos de excesso de velocidade, o motorista que está à frente não deve negar a ultrapassagem ao veículo que se aproxima.

No fim das contas, independentemente da velocidade do carro que está atrás de você, ele tem o direito de ultrapassar. O entendimento é que, se o carro que está atrás de você estiver trafegando em alta velocidade e quiser ultrapassar, mas você fizer algum bloqueio, ele pode tentar alguma manobra perigosa e prejudicar a segurança de todos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário