scorecardresearch ghost pixel



Dezembrite está à solta! Cuidado para não ser pego pela ‘síndrome de final de ano’

Dezembrite: em dezembro, as questões de saúde mental se intensificam, incluindo a ansiedade e a frustração. Por que isso ocorre?



Dezembro chegou trazendo com ele a famigerada “dezembrite” – aquele clima meio estranho que bate com o final do ano. Ou seja, muitas pessoas têm alguma questão de saúde mental em dezembro, seja um aumento de ansiedade ou tristeza.

Veja também: Briga feia: Arkansas acusa Meta e TikTok de prejudicarem a saúde mental

Primeiro, dezembro é tipo aquele episódio final de uma série, só que da vida real. Ou seja, é hora de jogar na mesa tudo que aconteceu (ou não aconteceu) e, claro, de encarar a família na ceia perguntando “e os namoradinhos?”. Além disso, em tempos de TikTok e Instagram, a pressão é maior! Todo mundo parece estar vivendo o melhor momento da vida.

Dezembro x saúde mental: encerramento de ciclo

Final de ano é aquela época de autoavaliação pesada. Desse modo, está quase todo mundo fazendo lista de metas (que provavelmente vão ficar no papel), e reavaliando o que deu certo ou não nos últimos 12 meses

A pressão de ter que estar pleno e realizado em dezembro, para muitos, é desconfortável! E com o imediatismo digital, parece que estamos sempre atrasados para o trem da vida.

Festas, família e FOMO

Dezembro é sinônimo de festa, mas às vezes, no meio de tanta socialização, muitos só querem estar em casa assistindo a um filme. Tem festa da firma, amigo secreto, reunião de família… E, claro, o Instagram não perdoa: é só abrir para ver todo mundo se divertindo, o que aumenta o sentimento de FOMO (Fear Of Missing Out).

Como melhorar a saúde mental em dezembro

  1. Detox digital: Que tal dar um tempo das redes? Ninguém precisa saber que você passou o sábado inteiro de pijama.
  2. A arte de dizer não: Não é porque tem festa que você tem que ir. A saúde mental agradece!
  3. Muito autocuidado: Faça aquilo que te deixa feliz. Seja maratonar sua série favorita ou descobrir novos hobbies.
  4. Desabafe: Conversar com os amigos ou procurar ajuda profissional pode ser mais revigorante que café.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário