scorecardresearch ghost pixel



Dia mais longo do ano está chegando: solstício de verão é nesta sexta (22)

Com o início do verão nesta sexta-feira (22), brasileiros podem se preparar para curtir um dia com maior presença do sol.



Mesmo que não faça tamanha diferença no cotidiano dos brasileiros, o solstício representa dois momentos amados ou odiados por muitos: a chegada do inverno ou do verão. Nos dias de solstício, a posição do Sol no céu parece estagnado por um curto período. É devido a essa característica que vem o nome solstício, com origem em latim e significado de “Sol parado”.

Leia também: Está muito calor? Temperaturas são prévias do que vem no verão

Em termos técnicos, o solístico é quando o Sol atinge a maior ou menor inclinação em relação à Linha do Equador. Isso ocorre porque a Terra possui um movimento de translação ao redor da terra, e um movimento de rotação em seu próprio eixo. Assim, a incidência de luz ocorre de forma diferente sobre os hemisférios.

Data do solstício varia anualmente

No solstício de verão, que acontece neste ano na sexta-feira (22), o Sol alcança sua maior altura no céu. Nesse dia, o período com sol será mais longo e a noite será mais curta. Já no inverno acontece o contrário. O sol atinge o ponto mais baixo ao longo do ano, fazendo com que o dia seja mais curto e a noite mais longa. Ou seja, enquanto esta sexta terá o dia maior no hemisfério sul, a noite será mais longa no hemisfério norte.

Dessa forma, durante os solstícios, as regiões que estão na Linha do Equador possuem a mesma divisão entre o dia e a noite. Assim, tanto o dia quanto a noite possuem 12 horas. Nos círculos polares Ártico e Antártico, há um único dia do ano com 24 horas de luz ou de total escuridão.

As datas dos solstícios podem variar conforme o ano. Geralmente, eles ocorrem entre os dias 20 e 22 de junho e entre os dias 20 e 23 de dezembro. No caso do Brasil, assim como nos demais países do hemisfério sul, o solstício de inverno acontece em junho, enquanto o solstício de verão acontece em dezembro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário