A princípio, é recomendável realizar uma planilha do valor investido no Natal, dividindo os gastos em presentes, decoração e ceia. Logo, economizar é essencial, principalmente para quem deseja viajar ou curtir o Ano Novo sem preocupações.
Veja também: Pets imunes: 4 ingredientes e você terá o melhor talco antipulgas para seu pet
Apesar da importância de se planejar, a maioria acaba se deixando levar pelo coração e se esquecem das finanças. Portanto, é essencial começar a mudar de atitude e valorizar os rendimentos dos últimos, evitando dívidas.
Estas práticas vão te ajudar a economizar no Natal
Trocar a árvore de Natal tradicional por uma representação vertical
Primeiramente, uma forma de economizar no Natal é trocar a árvore de Natal tradicional por uma figura vertical. Por exemplo, é possível usar uma escada, uma estante, uma parede ou uma porta. Sendo assim, basta pendurar luzes, laços e demais enfeites que deixam um efeito bonito e original.
Usar enfeites antigos que ficaram guardados no armário
Em terceiro lugar, se você costuma guardar enfeites dos anos anteriores, use-os ou faça uma transformação, pintando e adicionando detalhes. Desse modo, reutilize itens que não são óbvios: CDs, livros, revistas, garrafas, latas e caixas.
Fazer guirlandas de folhas e materiais reutilizáveis
Outra forma de decorar sem gastar é a partir de guirlandas de folhas e materiais reutilizáveis. Dito isso, use folhas secas, galhos, pinhas, flores, frutas, fitas, tecidos, papel, rolhas, tampinhas, botões e objetos que serão descartados. Nesse caso, faça um círculo de papelão que servirá de base.
Usar plantas e elementos naturais na decoração
As espécies vegetais garantem um frescor e uma naturalidade que expressam elegância. Por esse motivo, recorra a plantas fáceis de encontrar, suculentas, orquídeas e samambaias, que resistem a diferentes fatores.
Faça uma lista de compras pensando no número de convidados
Em relação à comida, uma lista de compras pensando no número de convidados ajuda a evitar o desperdício. Então, você deve planejar o cardápio antecipadamente, escolhendo os pratos que vão agradar a todos e que sejam fáceis de preparar. Considere as restrições alimentares e faça perguntas.
Esta é uma sugestão de cardápio econômico
- Entrada: salada de folhas verdes com tomates-cereja, queijo branco e nozes.
- Prato principal: frango assado com batatas e cenouras.
- Acompanhamento: arroz com lentilha e cebola caramelizada.
- Sobremesa: pudim de leite condensado com calda de caramelo.
- Bebida: suco de uva natural.
Esses pratos são simples, deliciosos e baratos, e podem servir até 10 pessoas.
Lembre-se que o presente deve ser útil e não caro
Antes de tudo, priorize presentes que tenham a ver com o gosto, o hobby, a profissão ou a necessidade da pessoa. De fato, criar algo manualmente ou personalizar uma caneca, quadro ou cartão, expressa seu carinho.