Herança do Pelé: quem é o testamenteiro do Rei e quanto ele vai receber?

Após um ano da morte do Rei do Futebol, a decisão sobre o futuro de sua herança foi finalmente tomada pela Justiça de São Paulo.



Um dos principais amigos de Pelé foi nomeado como testamenteiro do Rei do Futebol. José Fornos Rodrigues, conhecido como Pepito, foi nomeado por Márcia Aoki Nascimento, viúva do ex-jogador. Ao final do processo, Pepito receberá um prêmio de 5% sobre o valor total a ser recebido por Márcia. O pagamento só será possível visto que a Justiça de São Paulo determinou que o testamento de Pelé seja cumprido.

Leia também: Após a perda de 2 filhos, quem fica com a herança de Roberto Carlos?

Dessa forma, a remuneração do testamenteiro é chamada de vintena, porque alcança, no máximo, 5% do valor total. A herança líquida diz respeito sobre o saldo restante após o pagamento de dívidas do falecido, despesas com funeral, cerimônias religiosos e custeio do inventário. Com isso, é estimado que Pepito poderá receber cerca de R$ 1 milhão como testamenteiro.

Ao todo, o valor da herança deixada por Pelé está estimada em cerca de R$ 78 milhões. Conforme o testamento homologado judicialmente, 30% dos bens deixados por Pelé deverão ser destinados à Márcia. Os demais 60% da herança serão divididos entre os filhos, enquanto 10% serão repassados para os filhos de Sandra Regina, filha não reconhecida de Pelé, já falecida.

Viúva não tinha direito a herança por lei

Pelé era casado com Márcia Aoki em regime de separação obrigatória de bens, devido à união ter sido firmada quando ele já possuia mais de 70 anos. Nessas condições, a viúva não era considerada herdeira por lei. Assim, o ex-jogador deixou um testamento beneficiando a companheira.

No caso de Pepito, ele trabalha há mais de 40 anos como gestor das Empresas Pelé. Desde os anos 70, ele é o responsável pela assessoria pessoal de Pelé, atuando principalmente como interface com a empresa multinacional Sports 10/Legends 10. Essa é a empresa responsável pelas negociações dos contratos publicitários e comerciais do ex-jogador.

Dentre as obrigações do testamenteiro, está apresentar o testamento em juízo para ser registrado e cumprido, além de prestar contas do que recebeu e gastou enquanto estiver com a responsabilidade de executar o testamento. Ademais, ele deverá também cumprir as disposições testamentárias dentro do prazo definido pelo testador e defender a validade do testamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário