scorecardresearch ghost pixel



Nada de geladeira ou TV: 3 aparelhos são os reais vilões da conta de luz

Mesmo desligados, esses três aparelhos consomem energia e causam aumentos significativos nas contas no final do mês.



Na era atual, o aumento do uso da tecnologia na rotina de trabalho e na vida das pessoas fez com que outra parte fosse afetada: as contas de energia. A eficiência energética não beneficia apenas as contas no final do mês, mas também o meio ambiente. Dessa forma, é de extrema importância saber quais são os eletrodomésticos responsáveis pelo maior gasto, seja para economizar ou tornar o consumo mais sustentável.

Leia também: Evite se puder: conheça o aparelho que deixa a conta de energia nas alturas

Além de prestar atenção com o tempo de uso dos aparelhos ligados à tomada, é necessário se manter atento também a outra condição: os aparelhos que ficam ligados na tomada mesmo não estando em uso. Isso porque, mesmo desligados, esses eletrodomésticos continuam consumindo energia de forma invisível, como a televisão.

Segundo especialistas, esse consumo invisível representa de 5% a 10% do consumo total de energia de uma residência. Dessa forma, deixar um eletrodoméstico sempre ligado na tomada pode não ser a melhor opção para quem deseja

Quais aparelhos responsáveis pelo consumo invisível de energia?

O consumo invisível fica mais evidente durante a noite, quando as luzes dos aparelhos podem ser visualizadas com facilidade. Segundo um estudo realizado pelo laboratório Lawrence Berkeley, os três aparelhos que mais consomem energia mesmo desligados são: decodificadores, notebooks e computadores desktop.

Nesse caso, o maior responsável pelo gasto indevido são os decodificadores, aparelhos responsáveis por transmitir o sinal da televisão a cabo. O consumo se torna ainda maior quando esses aparelhos são utilizados para a gravação de programas. No caso dos laptops, quando ligados a uma fonte de energia, o consumo pode ser de até 8,9 kW/hora.

Com o aumento do uso dos notebooks, seja para trabalho ou entretenimento, as contas de energia podem vir mais altas caso o aparelho esteja sempre conectado a tomada. Esse é o caso dos computadores desktop, que não possuem a opção de funcionar com bateria. Ao serem deixados sempre ligados na tomada, em modo de hibernação, o seu consumo pode ser de 21,2 kW/h.




Voltar ao topo

Deixe um comentário