Natal debaixo de chuva? Ciclone levanta ALERTA para ventos de até 75km/h

A ocorrência de um novo ciclone extratropical irá causar tempestades e diminuir as temperaturas neste final de ano. Veja a previsão!



A véspera de Natal de parte dos brasileiros será de baixo de chuva. Segundo a previsão do tempo, neste domingo (24) se inicia a intensificação de um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico Sul. Com isso, se formará um novo ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul.

Leia também: Dia mais longo do ano está chegando: solstício de verão é nesta sexta (22)

O ciclone começará a se distanciar da costa a partir de terça-feira (26). No entanto, o alerta divulgado é de alto perigo, visto o risco de queda de granizo e de fortes rajadas de vento, que podem ultrapassar dos 75 km/h. Em relação aos acumulados de chuva, os volumes podem passar dos 100 mm em 36 horas, causando alagamentos e deslizamentos nos três estados da região Sul.

Em consequência às condições climáticas, poderá acontecer o acamamento de lavouras e prejuízo às estruturas agrícolas instaladas na região. No caso dos criadores de aves e suínos, a atenção deve ser em relação aos danos nas granjas ou ao corte do fornecimento de energia, devido ao alto risco de queda de árvores.

Frente fria chega após ciclone extratropical

Após a passagem do ciclone nos estados, a madrugada de quarta-feira (27) será marcada por uma intensa diminuição nas temperaturas na região devido a uma frente fria associada ao ciclone. Segundo a previsão do tempo, a temperatura mínima ficará abaixo dos 10ºC no sul do Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Além disso, há risco de geada nos pontos mais altos do território gaúcho e catarinense. No entanto, a frente fria não ficará limitada apenas a região Sul. A partir de terça-feira (26), o fenômeno avança para o Sudeste e Centro-Oeste.

Com isso, aumentam as chances de temporais, com chance de rajadas de vento acima dos 40 km/h. São esperados também queda de granizo em determinados pontos e acumulado de chuva entre 20 a 60mm. Assim, será necessário que os moradores das regiões se mantenham atentos aos possíveis transtornos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário