Alugar ou comprar um imóvel, eis a questão. Essa é uma das escolhas mais importantes da vida de qualquer pessoa que chega à idade adulta, sobretudo porque demanda um investimento que pode impactar seu futuro e suas finanças.
Leia mais: Economia centralizada: 25% das riquezas do país estão concentradas em 11 cidades
A decisão deve ser tomada com base nas circunstâncias individuais, mas é importante considerar as vantagens e desvantagens de ambas antes de bater o martelo. Para utilizar nessa missão, separamos os prós e contras de alugar e comprar um imóvel.
Alugar: prós e contras
Um ponto positivo de alugar um imóvel com certeza é o investimento inicial mais baixo, que permite ao morador usar o dinheiro para investir em outras coisas. Outro pró é a flexibilidade de sair do local quando desejar, uma vez que o prazo dos contratos de aluguel geralmente é bem mais curto que um financiamento.
Também vale citar que os inquilinos têm menos responsabilidades com reparos e outros gastos significativos, que são obrigação do proprietário. Mais uma vantagem é que alugar te permite viver em um bairro nobre, onde as casas custam bem mais caro.
Já no campo das desvantagens, os custos mensais contínuos são bastante desinteressantes a longo prazo. Além disso, o morador não estará acumulando patrimônio como faria ao financiar uma propriedade. Também vale citar a falta de controle para realizar melhorias ou personalizações no imóvel.
- Vantagens: investimento mais baixo, flexibilidade, menos responsabilidade e acesso a bairros melhores.
- Desvantagens: custos mensais sem retorno, não construção de patrimônio e menos controle sobre o espaço.
Comprar: prós e contras
Considerando que comprar é um investimento, quem decide por essa opção tem como grande vantagem a construção de patrimônio. Além disso, uma propriedade em seu nome garante a estabilidade de sempre ter um lugar para morar.
Outro pró é a possibilidade de personalizar e melhorar o espaço como quiser, já que o proprietário tem controle total sobre ele.
Passando para as desvantagens, o investimento inicial mais alto demandado por um financiamento compromete as finanças do comprador a longo prazo. Ele também torna-se completamente responsável pelos custos de manutenção e reparo, que podem pesar bastante dependendo das condições da casa.
Nos contras também entram a menor flexibilidade geográfica, já que se mudar pode ser bem difícil; e os riscos do mercado imobiliário, que pode oscilar a qualquer momento.
- Vantagens: construção de patrimônio, estabilidade e controle total sobre o espaço.
- Desvantagens: riscos do mercado, menor flexibilidade geográfica, mais responsabilidade e investimento mais alto.