scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa revela as 5 melhores cidades brasileiras para fechar negócio em 2023

A pesquisa realizada pela Exame analisou sete áreas do mercado brasileira, incluindo mercado imobiliário, saúde e serviços.



A Exame realiza há dez anos, uma pesquisa para mostrar quais são as Melhores Cidades para Fazer Negócios. Este é o décimo ano em que o ranking é divulgado para os brasileiros, trazendo uma nova categoria: saúde. Além dela, são avaliadas também outras seis áreas, como serviços, mercado imobiliário, comércio, agronegócio, educação e indústria.

Veja também: Em quais cidades do Brasil os imóveis mais valorizaram nos últimos cinco anos?

Ao todo, o estudo avaliou todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, somando 319 cidades em todas as regiões. Além disso, a pesquisa foi realizada com base nos dados mais atualizados sobre a população, baseado no Censo de 2022.

“Isso gerou uma mudança grande, porque a gente vinha com as projeções do censo de 2010. Existia uma estimativa de população, e quando veio o censo novo a gente tomou um choque. Muitos municípios ficaram de fora da lista deste ano, porque passaram a ter menos de 100 mil habitantes, e outros tiveram queda forte de população, como Rio de Janeiro e Porto Alegre. Uma cidade que está com sua população diminuindo não traz muitos fatores bons para negócios, porque a demanda em geral tende a cair”, informou Paulo Takito, diretor da Urban Systems, em entrevista a Exame.

São Paulo ganha grande destaque no ranking

Em relação a 2022, a cidade de São Paulo passou a liderar quatro categorias: Educação, Comércio, Serviços e Mercado Imobiliário. Em relação à última categoria, a capital se destacou tanto em negócios residenciais quanto comerciais. Já em relação ao agronegócio, a campeã foi a cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia.

Na área da Saúde, a primeira vencedora da nova categoria foi Salvador. A capital baiana tem investido altos valores na saúde pública, como em prontuários eletrônicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Outra novidade foi Joinville (SC) ter levado o primeiro lugar na categoria Indústria. A cidade é um dos principais polos industriais de Santa Catarina, se destacando pela grande presença de mão-de-obra qualificada.

Quais as 5 melhores cidades para fazer negócios?

Serviços

  1. São Paulo (SP);
  2. Barueri (SP);
  3. Rio de Janeiro (RJ);
  4. Brasília (DF);
  5. Florianópolis (SC).

Mercado Imobiliário

  1. São Paulo (SP);
  2. Rio de Janeiro (RJ);
  3. Brasília (DF);
  4. Belo Horizonte (MG);
  5. Curitiba (PR).

Comércio

  1. São Paulo (SP);
  2. Barueri (SP);
  3. Itajaí (SC);
  4. Sinop (MT);
  5. Florianópolis (SC).

Saúde

  1. Salvador (BA);
  2. Rio de Janeiro (RJ);
  3. Florianópolis (SC);
  4. Brasília (DF);
  5. São Paulo (SP).

Agronegócio

  1. Barreiras (BA);
  2. Itapetininga (SP);
  3. Mogi Guaçu (SP);
  4. Rio Verde (GO);
  5. Juazeiro (BA).

Educação

  1. São Paulo (SP);
  2. Rio de Janeiro (RJ);
  3. Salvador (BA);
  4. Belo Horizonte (MG);
  5. Curitiba (PR).

Indústria

  1. Joinville (SC);
  2. Caxias do Sul (RS);
  3. Nova Serrana (MG);
  4. Maracanaú (CE);
  5. Manaus (AM).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário