scorecardresearch ghost pixel



Core Competence

O termo é definido como o negócio central de uma empresa, aquele que deve ser privilegiado dentro do órgão



Aquilo que a empresa faz com excelência é definido como Core Competence. O termo se refere àquilo que é a competência central do órgão, ou seja, a atividade que agrega mais valor e tem muitos diferencias em relação à concorrência.

Definir o o core competence dentro de uma companhia é fundamental para que os gestores possam focar mais nesse negócio e terceirizar os outros que ficam em segundo plano.

Esse método é essencial já que uma empresa tem mais chances de obter lucros priorizando um negócio, do que tentando fazer todos de uma vez sem muita qualidade.

Portanto, ao abrir um novo negócio, os gestores precisam identificar e focar na core competence do órgão. Desta maneira, será possível fixar a participação no mercado e ganhar maior reconhecimento de marca.

Core Competence: como identificar

O empresário precisa fazer alguns questionamentos para que consiga identificar o Core Competence. A principal delas é “o que nossa organização faz de melhor?’

A partir da resposta, o gestor começa idealizar qual é o negócio central da empresa. Depois disso, é necessário sistematizar o core competence e analisar se ele preenche os requisitos necessários,, que são os seguinte:

  • Potencial de ampliar a variedade de mercados
  • Benefício ao consumidor
  • Dificuldade de reprodução pela concorrência

Portanto, após fazer a identificação do core competence, o empresa´rio ainda vai precisar fazer alguns questionamentos. Essas perguntas servem de base para que a empresa consiga se organizar estrategicamente em torno da competência:

  1. Quanto tempo a empresa consegue preservar a competitividade sem controlar esta core competence?
  2. O quão importante é esta core competence, quando se trata de benefícios ao consumidor?
  3. Quais serão as oportunidades desperdiçadas se a empresa perder esta competência?

 Core Competence e Core Business: diferença

O Core Business diz respeito ao negócio que é o pilar da organização. Esse conceito representa o setor em que o órgão é melhor e, consequentemente, obtém mais renda.

Já a Core Competence se refere àquela função que é despenhada com excelência pela companhia.

Em resumo:

Core Business= negócio central da empresa 

Core Competence= competência central da empresa




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário