PIX Automático do Banco Central: novidade é perfeita para os esquecidos

O PIX Automático vai começar a funcionar no Brasil. A funcionalidade foi criada para trazer mais facilidade aos brasileiros e ajudar a organização dos pagamentos.



O Banco Central anunciou o lançamento do PIX Automático no Brasil, uma extensão do sistema PIX que permitirá o agendamento automático de pagamentos recorrentes, como contas de serviços públicos, mensalidades escolares e parcelas de empréstimos. Saiba como vai funcionar a funcionalidade.

Leia mais: Pix Automático: funcionamento, tarifas e diferença do débito automático

Apesar de toda a expectativa para o lançamento, os brasileiros terão que esperar por um bom tempo. Isso porque a previsão é de que o serviço esteja disponível somente em outubro do próximo ano. A ideia é simplificar os processos e organizar o pagamento de contas, sem atrasos.

PIX Automático do Banco Central

A nova funcionalidade espera trazer mais conveniência, já que as pessoas não precisarão mais se preocupar em lembrar de realizar os pagamentos recorrentes, deixando tudo isso automático, como o nome já diz.

Além disso, como os pagamentos serão feitos automaticamente, isso reduz o risco de erros, por exemplo, as digitar a chave PIX errada e enviar o dinheiro para outra pessoa.

Outra grande vantagem do PIX Automático é permitir ao pagador ou recebedor a chance de acompanhar todos os repasses e recebimentos feitos, por meio do aplicativo ou na própria instituição financeira, sem qualquer dificuldade de acesso às informações.

Segundo informações do Banco Central, o serviço será gratuito para pessoas física e estará disponível para todos os clientes de instituições financeiras autorizadas pelo BC.

Para habilitar, os interessados devem entrar em contato com a própria instituição financeira. Outra novidade é que o Banco Central deve lançar ainda o PIX Agendado Recorrente, destinado a transações pessoais, como pagamentos de mesadas e doações.

Todas essas mudanças buscam trazer mais facilidade aos brasileiros, melhorar o controle do orçamento, assim como ampliar as possibilidades do sistema PIX, reconhecido em várias partes do mundo. Mas vale lembrar que o lançamento destas modalidades deve ser feito somente em 2024, como mais um marco da evolução do sistema de pagamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário