scorecardresearch ghost pixel



Vinho fraudado! Fiscais apreendem 73 mil litros de bebidas adulteradas

Nova etapa da Operação Ronda Agro apreendeu quase R$ 1 milhão em bebidas alcoólicas adulteradas. Entenda!



Quase 73 mil litros de bebidas alcoólicas foram apreendidas por fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Santa Catarina. A 55ª Operação Ronda Agro aconteceu na cidade de Pinheiro Preto, com valor aproximado de prejuízo aos infratores de R$ 1 milhão. Dentre os produtos apreendidos, estavam vinhos coloniais, vinagres e outras bebidas alcoólicas irregulares.

Leia também: Alerta! MAPA apreende mais de 1.000 garrafas de vinho contrabandeados

A equipe fiscalizou três estabelecimentos produtores de vinho e derivados da uva e do vinho. Além deles, outros dois estabelecimentos que serviam como depósito do produto irregular foram avaliados. Ao todo, seis autos de infração foram emitidos durante a ação, e 19 termos entre apreensão, inspeção e colheita de amostras, conforme anunciado pelo Mapa em nota.

Produção clandestina é interrompida por operação do Mapa

Durante a operação no município catarinense, os fiscais do Mapa flagraram a produção clandestina de vinagre colonial em um galpão nas dependências de uma das vinícolas fiscalizadas. Além disso, foram constatados também a colocação de rótulos irregulares em vinhos coloniais e em outras bebidas no fundo de um dos depósitos.

No entanto, essa não é a primeira apreensão realizada pelos fiscais. Em junho deste ano, o Mapa apreendeu cerca de 4,5 mil litros de bebidas adulteradas em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba. O produto era comercializado como vinho colonial, sendo na verdade uma mistura de álcool 92,8° INPM Etílico hidratado, corantes, aromatizantes de uva e outros componentes químicos.

Além da suspeita de adulteração dos produtos, o estabelecimento que estava produzindo, embalando e comercializando a bebida não possuia as condições higiênicos-sanitárias necessárias. Não havia também autorização de funcionamento da prefeitura e nem registro no Mapa.

Por fim, a operação do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) na cidade de Pinheiro Preto foi realizada como desdobramento da 39ª Operação Ronda Agro, a realizada na cidade de São José dos Pinhais. O Mapa abriu procedimento administrativo para apuração e já tomou medidas legais cabíveis contra as fábricas que comercializavam as bebidas adulteradas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário